Economia & Negócios

Confiança: eficiência na liderança

Patrícia Zamboni
| Tempo de leitura: 8 min

Pelo quarto ano consecutivo, o grupo supermercadista bauruense Confiança ficou classificado como o metro quadrado que mais vende em todo País entre as 500 maiores empresas do ramo, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2003. No Estado de São Paulo, o grupo se classificou como a 14.ª maior rede, num total de 137.

Com um faturamento bruto de R$ 145.345.220,00 registrado no ano passado - volume que fez a empresa subir da 43.ª para a 40.ª posição em relação ao ranking de 2002, quando também já havia ficado três classificações acima de 2001 -, a rede vendeu R$ 25.499,00 em mercadorias por metro quadrado no ano passado.

Em qualquer ramo de atividade, mais difícil do que alcançar uma posição de destaque é mantê-la. Sendo o setor supermercadista conhecido pela acirradíssima competitividade entre as empresas, torna-se ainda mais importante a conquista do grupo bauruense capitaneado pelo diretor-presidente Jad Zogheib. No faturamento por metro quadrado, a empresa deixou para trás gigantes como a Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar), Carrefour, Wal-Mart, Sendas e Bompreço, entre outros.

O presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas) - entidade da qual Jad Zogheib é diretor regional da sede de Bauru -, Sussumu Honda, diz que o grupo Confiança é um modelo para todas as empresas do setor supermercadista.

“Eu fico muito orgulhoso com esse resultado, principalmente porque o Confiança não está localizado num grande centro urbano e, mesmo assim, vem se mantendo há quatro anos como o metro quadrado que mais vende no País. Esta é a grande vitória de uma empresa, pois não adianta ter uma loja gigantesca se não houver eficiência no trabalho. A gestão do Jad e sua equipe é primorosa. Nunca há falta de produtos nas lojas e o atendimento é realmente diferenciado”, avalia Honda.

O presidente da Apas observa, ainda, que oferecer preços competitivos é uma obrigação dos supermercadistas e que o grupo Confiança vai muito mais além, fazendo com que o ato de comprar seja prazeroso. Para ele, a empresa é motivo de orgulho para todo o Estado de São Paulo.

“A dedicação incansável da equipe do Confiança é realmente para a satisfação dos clientes. Para se ter uma idéia, existe uma lei que desobriga os supermercados a ter empacotadores, mas o Jad não abre mão de ter esses funcionários. A arrumação das lojas é sempre impecável e o alto número de funcionários faz com que o atendimento ao consumidor seja excelente. Isso sem falar que a empresa atua com competência em todas as frentes, inclusive na área social”, destaca.

Atendimento é destaque

Pesquisas recentes mostram que ter preços competitivos já não está mais no topo da lista de obrigações das empresas para manter seus clientes fiéis e aumentar o número total de freqüentadores de um supermercado. Zogheib, na direção do grupo ao lado das irmãs Tereza e Ivete, parece saber disso há muito tempo.

“O atendimento oferecido ao cliente está em primeiro lugar. O consumidor quer conforto, quer andar por uma loja sempre arrumada, limpa, ser bem atendido pelos funcionários e encontrar produtos de qualidade. O Confiança tem o dobro de funcionários por cada 100 metros quadrados do que as demais grandes redes. Em relação ao número de checkouts, também estamos acima da média. Isso vai de encontro a dois grandes anseios do público hoje em dia, que é evitar grandes filas no caixa e ser mal atendido”, define o diretor-presidente do grupo.

De acordo com ele, é comum nas grandes empresas do setor as avaliações serem feitas baseadas nos custos operacionais, o que, na maioria das vezes, as leva a reduzir o número de funcionários. “Esta não é a estratégia do Confiança. Aliás, nós geramos o dobro de empregos do que qualquer outra loja de porte semelhante”, acrescenta Zogheib. Atualmente, o grupo possui 850 funcionários diretos entre as três lojas da rede - Max, Vila Falcão e Mary Dota - e mais aproximadamente 400 indiretos. “Nosso foco é o atendimento ao cliente, e toda nossa equipe é responsável pelo sucesso da empresa.”

Toda essa preocupação em oferecer um atendimento de alto nível aos consumidores passa, em primeiro lugar, pelo treinamento da equipe das três lojas do grupo. De acordo com Zogheib, a empresa promove treinamentos diários com os funcionários, revezando entre as unidades da rede e os diversos setores.

Aliás, como o próprio empresário diz, “não é à toa que o Confiança está se mantendo pelo quarto ano seguido como o metro quadrado que mais vende no País”. A empresa é a primeira do Interior do Estado de São Paulo e uma das poucas no Brasil que tem um facilitador do curso “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes” para treinar os funcionários. Segundo Zogheib, em todo País existem apenas 23 destes profissionais.

“Este facilitador faz treinamentos constantes com todos os funcionários que ocupam cargos de chefia, coordenação de loja, gerentes e a equipe da área administrativa. Isso faz com que os nossos executivos tenham uma performance e uma produtividade bastante eficazes”, observa Zogheib.

Diferenciais

Também são constantes no grupo, segundo ele, a preocupação em oferecer diferenciais aos clientes e a utilização de estratégias inovadoras. A mais recente foi colocar em exposição durante uma semana, em frente ao Confiança Max, um touro e um bezerro da raça italiana piemontês para divulgar o início das vendas desta carne no supermercado.

“Isso é uma exclusividade em nível nacional. Na região só existem dois criatórios dessa raça e a distribuição da carne é exclusiva para o Confiança Max, porque não há produção suficiente nem para as outras lojas do grupo, nem para outros supermercados. Então, criar diferenciais também faz parte das nossas metas”, afirma Zogheib.

Ele cita, também, que a loja Max já oferece há alguns meses almoço aos sábados e domingos e que está nos planos ampliar o serviço para todos os dias da semana e servindo também o jantar, em breve. Outro diferencial é que, ao longo dos últimos quatro anos, a rede promoveu reformas nas três unidades, sempre visando tornar o ambiente mais confortável, prático e moderno.

Crescimento

“Estamos preparados para crescer e temos projetos para isso.” Essa é a afirmação categórica do diretor-presidente do grupo supermercadista Confiança quando questionado sobre novos projetos. De acordo com ele, a partir de 2005 a meta da empresa é inaugurar uma loja por ano na região de Bauru.

“Nossos planos começam por Bauru, onde pretendemos abrir duas novas unidades. Depois, a ampliação partirá para toda a região. Nós investimos muito em tecnologia e em informação, sempre preocupados em nos tornar mais eficientes. Nosso lucro é pequeno, mas o diferencial do Confiança é o ganho na eficiência”, aponta Zogheib.

____________________

Homem x empresário

É comum ouvir as pessoas dizendo, na rua ou dentro do supermercado, que “a cara” do Confiança é Jad Zogheib. Mas quem é este homem e o que gosta de fazer nas horas vagas? Com 47 anos de idade, ele se considera uma pessoa disciplinada, detalhista, organizada e perfeccionista. Em primeiro lugar está a família, sempre. Em segundo, o trabalho.

Católico, dedicado em tudo o que faz e formado em engenharia civil em 1980, Zogheib é casado há 14 anos com a arquiteta Carmen, com quem teve duas filhas: Samara, 10 anos, e Sarah, 6 anos. Quando tira raros períodos de férias, o que mais gosta de fazer é viajar com a família.

Com a vida agitada que leva, procura cuidar da saúde com uma alimentação saudável e equilibrada, pratica exercícios e, há oito anos, conta com o atendimento uma vez por semana de um profissional em massoterapia - técnica conhecida como a medicina com as mãos, que consiste em massagens específicas para diversas finalidades terapêuticas.

“Minha esposa é naturalista, então, minha alimentação e de toda a família já é saudável. Eu procuro evitar os exageros, comidas fritas e gordura. Não vou dizer que não gosto de carne vermelha, mas sempre tiro a gordura antes de comer”, conta o marido e pai de família.

Entre a leitura preferida estão os livros conhecidos como auto-ajuda. E filosofa: “A felicidade não está no dinheiro. Está no prazer de servir ao próximo. O dinheiro é uma conseqüência de tudo o que você planta”, ensina.

Mas mesmo quando solicitado a falar sobre coisas pessoais, o lado de empresário lhe prega uma peça e Zogheib começa a falar sobre a empresa.

”A oração está sempre presente na minha vida. Antes de começarmos a trabalhar, todos os dias fazemos orações na empresa, pois conto com algumas pessoas muito dedicadas e especiais para cuidar disso. Também me preocupo muito com a qualidade de vida dos funcionários, por isso, temos fisioterapeutas que cuidam deles. Para exercitar a solidariedade, todos os dias um funcionário é dispensado do trabalho para passar o dia ajudando em uma creche ou outra entidade assistencial. Mas você me pediu para falar da minha vida pessoal, não é mesmo?...”

____________________

Sucesso

A trajetória de sucesso do grupo Confiança começou a ser traçada na década de 50, quando o pai de Jad Zogheib, Youssef Macários Zogheib, tinha um armazém de secos e molhados chamado Casa Confiança, em Arealva. Em 1971, seus pais mudaram-se para Bauru com os sete filhos.

Depois disso, a família deu continuidade ao trabalho do armazém na Vila Falcão. Os negócios prosperaram rapidamente e, em 1983, o empresário abriu a primeira loja do grupo, na Vila Independência. A loja 1 é a unidade Max, que em 1993 foi transferida para a avenida Getúlio Vargas.

Em 1984, Jad Zogheib inaugurou a segunda loja do grupo, na Vila Falcão, que já em 1987 foi ampliada. Em 1990 foi aberta a terceira loja, no bairro Mary Dota. Em 2002 ela passou por uma grande reforma e foi reinaugurada. A loja Max já passou por três reformas.

Comentários

Comentários