Os deficientes físicos de Bauru, que desde o ano passado contam com duas vans para locomover-se na cidade terão um terceiro veículo nos próximos meses. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Bauru (Comude) solicitou ao Ministério Público a ampliação da frota por entender que dois veículos não são suficientes para atender todos os deficientes.
De acordo com Francisco Takao Kajino, coordenador do conselho, 230 deficientes estão cadastrados para utilizar o transporte. “A demanda é tão grande que as vans não ficam paradas. Ainda seria preciso mais uma além desta acertada agora para atender todos os cadastrados”, afirma.
Em reunião nesta semana com o promotor da Pessoa Idosa e Portadora de Deficiência, Gustavo Zorzella Vaz, a Transurb (associação das três empresas que atuam no transporte coletivo em Bauru) assumiu a responsabilidade de disponibilizar uma terceira van dentro de seis meses. O transporte em vans é destinado a portadores de deficiência múltipla ou severa que utilizam cadeiras de rodas para se locomover.
O serviço é gratuito, mas o interessado precisa comprovar a deficiência, cadastrar-se na Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) e agendar dia e horário para solicitar a van, que vai buscá-lo no local indicado para atividades de saúde, educação, trabalho ou lazer. Takao lembra que a van é uma alternativa já que a cidade conta com apenas três ônibus coletivos adaptados para transportar deficientes.
Além de representantes do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência e da Transurb, o prefeito Nilson Costa (PTB) participou da reunião com o promotor. Ele sugeriu a criação de uma Ouvidoria para o transporte, para receber reclamações e sugestões não só dos usuários idosos e portadores de deficiência, mas dos demais de forma geral.
O presidente do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo, Rubens de Souza, que assistiu à reunião, disse que o transporte de portadores de deficiência deve ser pago pelo poder público, não pelos demais usuários.
• Serviço
O cadastramento de deficientes físicos e o agendamento de viagens pode ser feito na Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes), que fica na avenida Nuno de Assis, 14-60. O telefone para mais informações é (14) 227-8772.