Bairros

Fonte de água do DAE vira lavatório

Thatiza Curuci
| Tempo de leitura: 2 min

O terminal de água potável do Departamento de Água e Esgoto (DAE) instalado em frente à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) é um local em que a população vai buscar água para consumo. Mas, nos últimos meses, está sendo usado como ‘lavatório’ para garotas de programa, segundo informação de moradores próximos e quem costuma pegar água no local.

O espaço, que era para sempre estar limpo, não raramente cheira à urina e suor, segundo os entrevistados, que relatam já terem encontrado preservativos usados jogados perto na fonte. O estudante José Vieira que costuma pegar água pelo menos duas vezes por semana na fonte, mas está revoltado com a falta de higiene no local. “Encontro camisinhas jogadas perto da fonte, papel higiênico sujo e urina. O cheiro é insuportável.”, reclama.

Segundo ele, a fonte foi limpa no último final de semana, mas ele acredita que o problema voltará a acontecer porque as garotas de programa permanecem no local todos os dias. Um outro usuário da fonte, que não quis se identificar com medo de represálias, disse que as prostitutas levantam a blusa e se banham na água. “Não dá para vir à noite pegar água. Durante o dia, as pessoas que passam também ficam com medo das prostitutas”, afirma.

A professora Ana Lúcia Baldassane também tem medo de passar pelo local à noite. “Fiquei um tempo sem pegar água aqui (na fonte). Agora voltei, mas não pego mais à noite. A falta de higiene dessas mulheres fez com que muitas pessoas deixassem de usar a fonte”, relata.

A assistente social Denise Leal também reclama de mau cheiro e falta de limpeza na fonte. “Não tem condições. Tomar banho aqui (na fonte) é falta do que fazer”, diz. Na opinião dela, o DAE deveria destinar um segurança para tomar conta das fontes.

O DAE disponibiliza três terminais de água potável em Bauru - na Nações Unidas, na Praça da Bíblia e em frente ao Condomínio Vila Inglesa. A água é proveniente do aqüífero Guarani e pode ser ingerida, segundo o órgão.

____________________

‘Arruaça’

As prostitutas que costumam ficar durante o dia na Praça Vitória Régia afirmam que as garotas de programa menores de 18 anos são quem costumam usar a fonte como ‘lavatório’. “Nós que somos mais velhas já estamos acostumadas a ficar aqui (na praça) e não gostamos de bagunça. Mas, as mais novas fazem ‘arruaça’ e até jogam água nas pessoas que passam. Elas lavam os pés, cabeça e axila na fonte”, conta P.A.S, 32 anos.

Comentários

Comentários