Ribeirão Preto - Cerca de 10 mil pessoas, segundo a Prefeitura de Monte Alto, passaram pelo velório do prefeito Gilberto Morgado (PT), enterrado no final da tarde de anteontem. Ele morreu na última sexta-feira ao cair do 24.º andar do Lorena Hotel, em São Paulo.
A morte está sendo investigada pela Polícia Civil, que trabalha, entre outras possibilidades, com a tese de suicídio. O corpo de Morgado foi velado no Ginásio Municipal, onde foi reservado um espaço para a família. A mulher, Rosa de Oliveira Morgado, que também estava em São Paulo no dia da morte, chegou a ser levada ao hospital, mas voltou para o enterro. “Ele (Morgado) estava desesperado por ter de demitir 30 funcionários da prefeitura por falta de recurso”, disse a sobrinha Flávia de Souza, 28 anos.
A convenção estadual do PT, também realizada anteontem, esvaziou a participação de líderes do partido no velório. Em São Paulo, foi feito um minuto de silêncio durante a convenção petista.
Em Monte Alto, o PT foi representado pelo ex-deputado estadual José Giácomo Baccarin, de Jaboticabal. Já a população da cidade, de 45 mil habitantes, compareceu. “Eu o conhecia de vista, mas fiz questão de vir me despedir”, afirmou o servente de pedreiro Lemuel Teixeira, 34 anos.