Ela é perturbada pela vida, pelo relacionamento, pela mãe, pela intimidade... e pelas dúvidas de português - essas, sim, a tiram do sério. E ela é Karina Sbruzzy, atriz que retorna a Bauru com o espetáculo “Doida Varrida”, que tem sessão única hoje, às 20h, no Teatro Universitário Veritas.
O monólogo é uma comédia de Duda Ribeiro, com direção do ator Luiz Carlos Tourinho (de “Sob Nova Direção”). E Karina, sozinha no palco por cerca de uma hora, domina por completo a cena com uma sessão de terapia assistida pela platéia. Ao alternar momentos de delírio, introspecções, lembranças, desejos, experiências e revoltas, não falta espaço para tiradas inteligentes e humor que pega o público facilmente.
Segundo Karina, “Doida” é seu segundo monólogo, menos por preferência e mais por uma conjunção de fatores que impossibilitaram outros atores de dividir o palco com ela. “O monólogo é um grande exercício de atriz. Não foi escolha, em nenhum dos dois que eu fiz. O Duda estava escrevendo um monólogo para mim, no ano passado, e me mandou o texto de ‘Doido Varrido’, que era para dois atores. Adorei o humor dele e insisti para fazer. Ele adaptou o que havia do texto e ‘Doido’ virou outra peça”, relembra.
A atriz e atual produtora do espetáculo frisa que o texto fica em constante mudança, especialmente por ter apenas um intérprete. “Você pega a manha de como lidar com o monólogo. Tem que aprender sozinha a conquistar aquele público mais difícil, que não ri, não entende bem as piadas. Não tem que te salve ali, sou eu sozinha. Por isso, quando tem um improviso e dá certo, ele vira texto”, comenta.
Em nenhum momento, a loucura da personagem é vista como uma doença desagradável, mas sim como instrumento para questionar inquietações e inseguranças da própria sociedade, baseado essencialmente no humor. Neste ano, Karina dedicou-se integralmente à “Doida Varrida”, da qual acabou tornando-se produtora. A grande novidade é o convite para uma temporada em Portugal.
“Foi de endoidecer mesmo (risos)! Desde que criamos o espetáculo, Tourinho e eu sempre recebemos boas críticas. Ela é uma peça fácil para a estrada e eu coloquei mais energia nesse projeto este ano. Agora, vou a Portugal e já estou com outros projetos. Um amigo que tenho lá propôs uma parceria, com texto e direção portugueses, um ator português e eu. Acho que vai ser bem legal”, aponta Karina.
Debate
Após a apresentação da peça, o curso de psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizará uma mesa-redonda para debater os conflitos apresentados no palco. Segundo a coordenadora do curso de psicologia da USC, Ester Petroni, o monólogo traz uma temática atual que pode ser analisada por diversas correntes da psicologia.
“Consideramos o espetáculo uma ótima oportunidade de aprendizagem. Os alunos poderão complementar sua formação, através da discussão e análise dos nossos professores supervisores da psicologia clínica, podendo, inclusive, ser objeto de estudo em outros ambientes de aprendizagem”, destaca a coordenadora, em entrevista à assessoria de imprensa.
A promoção é uma parceria do curso de psicologia da USC e da Chiquito Produções e comemora o dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo.
• Serviço
Espetáculo “Doida Varrida” hoje, às 20h, no Teatro Universitário Veritas. Ingressos na bilheteria do teatro a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada para estudantes com carteirinha, professores da rede pública e maiores de 60 anos). Mais informações: (14) 3018-5091.