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Melhoria contínua


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O perfeccionismo

O perfeccionismo tem raízes profundas e ocultas, e geralmente trata-se de um medo inconsciente. Uma pessoa perfeccionista, diferentemente de uma equilibrada, vive uma espécie de prisão, vítima da sua compulsão. Tem como paradigma que o valor de um ser humano é avaliado pelos seus resultados e que os erros o depreciam. Surgem aí as emoções de medo e punição. Inconscientemente aceita a idéia que, se for imperfeito, a sociedade não o aceitará. Seu grande sofrimento está em não se aceitar como pessoa sujeita a erros. Seu propósito é agradar a todos.

Quando comete um erro fica descontrolado e geralmente desconta no próximo. Essa obsessão pela perfeição é, normalmente, necessidade de aprovação criada na infância, em face de falas diretas e indiretas dos pais, do tipo: “Se não tirar nota 10 na prova da escola, nós não gostaremos mais de você”. Pode-se dizer que o perfeccionista não vive a sua vida, vive a vida dos outros, pois se preocupa demais com que os outros possam pensar.

Numa empresa perfeccionista, cujo líder é perfeccionista, os funcionários, com medo de advertências verbais, pensam tanto antes de falar que acabam não falando. Cuidam de tantos detalhes secundários, visando fazer o melhor, que demoram demais para concluir as tarefas. Sem sombra de dúvida o perfeccionismo inibe, desgasta e deixa a empresa lenta.

O erro deveria ser mais respeitado e apreciado, pois é um mecanismo inteligentíssimo de aprendizagem. O erro é inerente ao progresso. É utópico pensar em avançar sem errar. O insucesso nunca esteve no erro. Ocorrem muitas interpretações errôneas nessa área. Acredito que o insucesso só acontece quando ocorre a desistência. Entretanto o insucesso verdadeiro se concretiza mesmo quando nada aprendemos com a experiência.

Com relação ao perfeccionista, normalmente escondido atrás de normas de qualidade e altas exigências de clientes, deveria se curar. Nos dias atuais a psicologia apresenta tantas opções de terapia, que não tem sentido uma pessoa não corrigir tal anomalia. Não é verdade?

Davison de Lucas é diretor da M.Davison & Associados, consultor organizacional e palestrante.

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