Rio de Janeiro - A Seleção Brasileira feminina adulta de vôlei conquistou o vice-campeonato dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O Brasil perdeu para Cuba, por 3 sets a 2 (25/27, 25/22, 22/25, 34/32 e 17/15), em 2h11 de jogo, ontem, no ginásio do Maracanãzinho, e terminou a competição com a medalha de prata. Para a oposto Sheilla, é hora de pensar adiante.
“Temos que continuar lutando nas próximas competições, pois sempre tivemos um objetivo: os Jogos Olímpicos. Isso não mudou. Hoje quero deixar claro que lutamos muito e em nenhum momento desistimos. Elas jogaram muito bem, mas nós também. Infelizmente, não conseguimos fechar o set. Continuamos unidas e entramos de mãos dadas para receber as medalhas, mostrando nossa principal característica: a união”, afirmou a atacante brasileira.
No primeiro set, as cubanas vieram dispostas a surpreender as brasileiras e, logo no início, abriram quatro pontos de vantagem: 5/1. O Brasil foi se recuperando ao longo do jogo e, já no segundo tempo técnico, estava na ponta: 16/15. Com uma bela atuação da ponteira Paula Pequeno, que vibrava muito a cada ponto, o time comandado por José Roberto Guimarães manteve a tranqüilidade e conseguiu fechar: 27/25, em um bloqueio da levantadora e capitã Fofão.
Na segunda parcial, cubanas e brasileiras mantiveram o ritmo e o jogo continuou equilibrado. As equipes se alternavam na ponta do placar até os últimos pontos, quando Cuba conseguiu uma pequena vantagem e fechou: 25/22, em um bloqueio de Carrillo. No terceiro set, as brasileiras mostravam mais empolgação e conseguiu fechar: 25/22, em um erro de ataque de Calderon.
Digno de uma final de Pan-Americano, o quarto set deixou os torcedores presentes no Maracanãzinho de pé. Cuba chegou a abrir cinco pontos de diferença: 15/10, mas o Brasil não desistiu e buscou a igualdade: 19/19. A partir daí, as cubanas voltaram a despontar: 24/22. Nesse momento, a estrela de Paula Pequeno brilhou e, com três pontos da atacante, a equipe brasileira virou: 25/24. No entanto, após uma longa troca de pontos, foram as cubanas que fecharam: 34/32, levando a decisão para o tie-break.
No último set, o equilíbrio também se fez presente. Até o final do jogo, brasileiras e cubanas tentavam a todo custo chegar à medalha de ouro. O time brasileiro teve dois match points, mas Cuba conseguiu empatar, virar e fechar a partida: 17/15.