Geral

Bebida quente pode afetar a garganta

Marcelo de Souza
| Tempo de leitura: 2 min

A chuva que atingiu Bauru durante a semana deixou os dias mais frios. Com isso, muita gente procura bebidas quentes para se manter aquecido e para dar “uma força” à garganta, com medo de ficar rouco, por causa das baixas temperaturas.

No entanto, ao contrário do que se possa imaginar, tomar bebidas quentes nem sempre é sinônimo de manter a garganta em perfeitas condições. O músico e professor de canto Christiano Zacarelli afirma que as bebidas em alta temperatura podem agredir a mucosa da boca, o trato laríngeo, entre outras regiões.

O ideal, segundo ele, é tomar líquidos em temperaturas amenas, para que a garganta não sofra danos por conta de uma bebida ‘pelando’. De acordo com ele, bom mesmo é tomar muita água, que lubrifica a região da garganta e a mantém sempre pronta.

O maior problema é que as pessoas evitam tomar água nos dias frios, dando preferência às bebidas quentes. É o caso do comerciante Amarildo Martins dos Santos. Segundo ele, nesses dias de temperaturas mais baixas, a preferência é por tomar leite, café ou chá. “Tomo muito pouca água”, afirma.

Da mesma forma, a auxiliar de comércio Vera Lúcia Cipriano prefere os líquidos quentes e não toma muita água. “Prefiro tomar um café com leite”, conta.

O médico otorrinolaringologista Hélder Fernandes de Aguiar aponta que essa prática de tomar bebidas quentes demais pode ressecar a garganta. Segundo o especialista, para manter a laringe sempre lubrificada, o ideal mesmo é tomar líquidos em temperatura ambiente, porque só assim a região da garganta fica lubrificada e evita rouquidão.

Isso se aplica a qualquer tipo de bebida em qualquer época do ano, não só durante o inverno. As bebidas consumidas em temperatura ambiente ajudam na lubrificação, ao passo que, se estiverem muito quentes ou geladas, podem agravar um quadro de rouquidão e causar inflamações na garganta.

O professor de canto Christiano Zacarelli afirma ainda que é preciso tomar alguns cuidados, para evitar problemas. De acordo com ele, é importante não ingerir bebidas alcoólicas, pois elas ressecam a garganta. Bebidas e alimentos muito quentes, ou muito gelados, também devem ser evitados. Em caso de rouquidão, o correto é procurar um médico, sem se automedicar ou usar as famosas pastilhas.

Outra dica importante de Zacarelli é respirar sempre pelo nariz, que possui filtros para as partículas de poeira que estão no ar. Ele explica que, se respirarmos pela boca, ficamos mais sujeitos a ter a garganta ressecada. “É importante deixar a região do trato laríngeo lubrificada, evitando, dessa forma, o ressecamento, que geralmente é confundido com gripe, fazendo com que as pessoas tomem remédios erroneamente”, salienta.

Comentários

Comentários