Bairros

Creche do idoso é realidade em várias cidades

Marcelo de Souza
| Tempo de leitura: 3 min

O mais próximo que Bauru chegou da creche do idoso foi o programa intitulado Centro Dia, por meio do que os idosos passam o dia na Vila Vicentina e depois voltam ao convívio da família. Mas em outras cidades as creches são realidade.

Em Jundiaí, por exemplo, foi inaugurado recentemente o Centro de Atendimento ao Idoso. A Creche do Idoso, como ficou conhecida, começou a atender no mês passado e foi criada por um projeto de lei aprovado pelos vereadores de Jundiaí. O local recebe 33 pessoas, sendo 20 mulheres e 13 homens, com idades entre 60 e 80 anos.

De acordo com informações da assessoria de imprensa de Jundiaí, o funcionamento da creche é das 7h30 às 18h30 e os atendidos recebem café da manhã, colação (fruta) de manhã e à tarde, almoço e lanche no final da tarde, juntamente com atividades de socialização, recreação, física e cultural e de lazer, próprias para a idade, levando-se em conta as condições físicas de cada um.

O técnico de enfermagem da equipe que atuará no local ministrará os medicamentos nos horários recomendados pelo médico, com a supervisão do Pronto-Atendimento (PA) da Vila Hortolândia, bairro onde fica o centro. Esses medicamentos deverão ser levados pelo idoso e os atendimentos médicos e odontológicos de rotina serão de responsabilidade da família.

Além de Jundiaí, cidades como Praia Grande, Santos, Americana, Cajamar, entre outras, já possuem creches dedicadas ao atendimento da terceira idade.

____________________

Opções

Além das atividades oferecidas pelos órgãos públicos, os idosos de Bauru têm à sua disposição opções em entidades privadas. A Universidade do Sagrado Coração (USC), por exemplo, é pioneira em destinar serviços à faixa etária. O programa Universidade Aberta à Terceira Idade, iniciado em 1993, atende hoje 250 idosos. As mensalidades têm valor reduzido (apenas R$ 25,00) e dão acesso a diversas atividades, como oficinas de artesanato, palestras com geriatras, além de cursos de teatro, dança e coral.

Os idosos têm a possibilidade de cursar disciplinas nos cursos superiores oferecidos pela universidade. De acordo com Gislaine Aude Fantini, coordenadora do programa, poucos são os participantes que resolvem encarar a rotina dos alunos universitários.

Outras entidades oferecem programas especiais para idosos. O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza atividades físicas, cursos e até uma noite de seresta. A maioria das atividades é gratuita e as pagas chegam no máximo a R$ 8,00.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) também promove trabalhos com idosos. Nas segundas-feiras, são feitas atividades físicas com grupos de terceira idade. Já às terças e quartas-feiras, os idosos têm acesso à recreação e ao lazer.

____________________

Avanço

O Estatuto do Idoso entrou em vigor em 1 de janeiro de 2004. Sancionado em outubro de 2003, ele garante direitos e estipula deveres para melhorar a vida de pessoas com mais de 60 anos no País. Uma das principais mudanças promovidas pelo estatuto é no que diz respeito aos planos de saúde que, a partir da criação da lei, não podem promover reajuste por idade para clientes com mais de 60 anos.

Outra garantia na área de saúde é a de distribuição gratuita de medicamentos para idosos. O estatuto estabelece, também, mudanças nos benefícios da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). A partir da criação do estatuto, têm direito a receber o benefício de um salário mínimo pessoas com mais de 65 anos e sem condições financeiras. O estatuto foi discutido pelo Congresso por sete anos antes de ser sancionado.

Para as assistentes sociais entrevistadas pelo JC, a criação de uma lei específica para os idosos foi uma vitória, mas ainda há muito que se avançar na área de atenção. Em Bauru, por exemplo, ainda não existe uma delegacia do idoso. É importante ficar atento ao que diz o estatuto, para preservar os direitos dos idosos . Há previsão de pena de dois meses a 12 anos, dependendo do caso, para quem cometer crimes contra os idosos.

Comentários

Comentários