O final do ano chegou e, com ele, a procura por receitas versáteis para as festas. A carne de porco e o abacaxi se prestam a vários preparos.
Têm excelente preço, duram bastante, são saudáveis e rendem, o que é fundamental quando o encontro é familiar.
Desde a época do porco na banha, a carne suína tem lugar de honra no Natal e Revéillon. Hoje, a iguaria não é tão facilmente encontrada, com exceção de algumas cidades de Minas Gerais, como Oliveira, terra de Cabral, amigo de horas alegres e difíceis, onde faz parte da tradição.
O porco na banha nasceu da necessidade de conservação e transporte da carne no tempo em que a geladeira era um caixote com gelo. O ritual da conserva, conta dona Lucinha, “expert” em cozinha mineira, começa logo após o abate. Os pedaços (costelinhas, lombo, pernil, paleta) são cozidos e fritos em sua banha e agrupados, segundo o corte, nas beiradas de grandes panelas ou vasilhas – de pedra sabão, em Minas Gerais, de ferro em outros Estados.
A dona de uma rede de restaurantes com seu nome, detalha que no centro das panelas são dispostos rolos de lingüiça, também já frita ou cozida. Em seguida a gordura do animal é derretida, em outra panela, e jogada por cima das carnes.
Quando essa gordura esfria, forma uma espécie de lacre sobre as peças.
Para prepará-las é fácil: é só “pescar” a carne e esquentá-la na própria gordura adicionando-se um pouco de água. A gordura que ficar na panela será reaproveitada para novos preparos. E quanto tempo isso dura?
Dona Lucinha responde: “o tempo de uma engorda, UAI! Nas Minas Gerais e no interiorzão de São Paulo, as famílias matavam um porco e esperavam o outro para engordar”.
____________________
Congelando o ‘bicho’
Com o surgimento da geladeira e do freezer, tudo ficou muito mais fácil e muito mais farto. Há carne de porco a preços convidativos o ano todo e até suinos “light”, com pequena quantidade de gordura.
Alguns supermercados da cidade já estão oferecendo até leitoa magrinha por menos de R$ 8,00 o quilo. Bem menos do que os R$ 13,00 a que chegou um pedaço de alcatra.
O grande segredo para uma carne de porco deliciosa é temperá-la com antecedência. Tarefa que mamãe fazia com maestria. Depois de horas e horas de marinada, dependendo do corte, deve-se embrulhar o “bicho” em papel alumínio ou simplesmente deixá-lo descansando e dourando, no forno, em cima de um tijolo refratário. Erasmo, meu cunhado, utiliza essa técnica para deixar a leitoa crocante.
O fruto tropical
Para o acompanhamento – uma farofa de abacaxi vai bem! – decoração e a sobremesa, o abacaxi é especial. Assim como para aquela “pina colada” que animará a festa. O abacaxi é originário dos trópicos e seu nome vem do tupi guarani “bá kati”, que significa fruto recente. Desde muito faz jus ao cognome de “rei dos frutos”, indo bem do prato principal à sobremesa.
O balanço ácido-doce, na minha opinião, é que o torna perfeito para as festas de fim de ano, contrabalançando o salgado do pernil, do lombo, da leitoa e até mesmo do peru e do tender.
Além disso apresenta alto teor de fibras que auxilia o trânsito intestinal. Depois de tanta bebida, comida e farofa, nada como um abacaxizinho!
Ele fornece altas doses de vitamina C, magnésio que protege o corpo contra processos oxidativos prevenindo a aterosclerose e a obstrução vascular e, ainda, a formação de certos tumores. E previne a obesidade já que torna a passagem dos alimentos pelo estômago mais lenta produzindo uma sensação de saciedade.
____________________
Lombo assado com Abacaxi caramelizado
*Receita: ceia de Natal Grandes Chefs –SESI Luís Augusto
Ingredientes:
1500 g de lombo de porco
2 cebolas
20 folhas de hortelã
2 limões (suco)
4 colheres (sopa) de açúcar
100 ml de óleo composto
100 ml de óleo de soja
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Preparo: Tempere o lombo com sal e pimenta, reserve. Em uma frigideira bem quente, acrescente o óleo de soja e doure o lombo.
Preaqueça o forno a 160ºC, coloque o lombo em uma forma com papel-alumínio e um pouco de água e asse por 1 hora ou até ficar macio. Retire o papel-alumínio e deixe dourar.
Vinagrete de Cebola e Hortelã:
Fatie a cebola em meia lua bem fina. Acrescente o açúcar e reserve na geladeira por 15 minutos. Em uma peneira coloque a cebola, passe na água corrente e deixe escorrer até sair o excesso de água.
Em um recipiente coloque as cebolas escorridas, as folhas de hortelã picada, o suco de limão e o óleo composto. Verique o sal e a pimenta. Sirva com o lombo assado.
Abacaxi caramelizado:
Ingredientes:
3 abacaxis Pérola
3 colheres (sopa) de farinha de mandioca fina
½ maço de salsa picada
1 unidade de pimenta dedo-de-moça
Sal a gosto
Descasque os abacaxis e corte em cubos médios. Coloque-os em uma panela e leve ao fogo alto, quando o líquido secar, abaixe o fogo e deixe dourar ou caramelizar. Sempre mexendo. Acrescente a pimenta picada, a farinha e a salsa picada. Verifique o sal.
Pernil com geléia de abacaxi Receita: revista Manequim (Abril) vendida em bancas
Ingredientes:
3 kg (1 peça) de pernil de porco
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de geléia de abacaxi
2 colheres (sopa) de mel
1 ramo de alecrim
Sal e pimenta a gosto
Para a farofa:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de castanha de caju
1 xícara (chá) de amêndoa torrada
1 xícara (chá) de noz
1 xícara (chá) de pistache sem casca
4 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 talo de alho-poró picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cacho de uva passa preta, cereja e noz a gosto
Preparo: Tempere o pernil com sal, pimenta, vinho e água e deixe-o tomando gosto pelo menos de um dia para outro. Coloque o pernil numa assadeira e cubra-o com papel-alumínio. Leve-ao ao forno médio e asse-o por cerca de 4 horas. Retire o papel-alumínio e unte-o com a mistura de geléia com o mel. Asse novamente o pernil até dourar, por 40 minutos. Para fazer a farofa, corte em fatias finas as castanhas, as nozes e as amêndoas. Reserve-as. Numa panela, doure a cebola na margarina, junte as frutas fatiadas, o pistache, o sal e a pimenta e misture. Desligue o fogo e acrescente o alho-poró, a farinha de rosca e a salsinha. Decore com a farofa, o cacho de uvas, nozes e cerejas
Salpicão com abacaxi
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
2 colheres (sopa) de maionese com limão
1 colher (sopa) de mostarda
1 abacaxi descascado, sem o caroço e cortado em cubos
1 peito de frango temperado, cozido e desfiado
2 cenouras grandes raladas
Salsão a gosto
Sal, pimenta-do-reino, azeite de oliva e nozes para temperar e decorar
Preparo: Misture o iogurte com a maionese e a mostarda, adicione o frango, o abacaxi e a cenoura ralada. Tempere a gosto e decore com as nozes
Picanha suína na brasa
Ingredientes:
1 peça de picanha suína (pedaços de 2 ou 2,5 cm de espessura, sempre com capa de gordura)
Sal e limão
Preparo: Tempere e coloque para grelhar (churrasquear). São quatro, cinco minutos de cada lado na grelha. Um pouco mais do tempo utilizado para a picanha bovina (pois não deve haver sangue no meio da carne).
* Sirva com uma farofa bem úmida, feita com ovos e fatias de limão
Molho de mel e abacaxi (para marinar carnes)
Ingredientes:
200 g de abacaxi sem casca
e bem picado
2 dentes de alho amassados
1-2 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de noz-moscada moída na hora
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
Uma pitada de sal
Preparo: Misture bem todos os ingredientes e deixe em repouso por 15 minutos. Cubra a carne e deixe marinar por 2 h antes de preparar
Chutney de abacaxi
(15 porções)
Ingredientes:
300 g de abacaxi em cubos, sem o miolo
1 pimentão-amarelo
2 pimentas dedo-de-moça
5 dentes de alho
300 g de açúcar cristal
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de vinagre
Preparo: Coloque o pimentão sem as sementes, o alho e a pimenta em uma peneira e cozinhe ao vapor por 5 minutos. Leve para um processador com o abacaxi e reduza a um purê. Leve tudo para uma panela, junte o vinagre, o sal, o açúcar e cozinhe em fogo lento até formar um molho espesso.