Apesar da não confirmação oficial do fechamento do Cine Bauru, é praticamente certo que o cinema não funcionará a partir de hoje. O Jornal da Cidade recebeu a seguinte solicitação da gerência do Cine Bauru: “Pedimos para que a programação de nossas duas salas não sejam divulgadas a partir desta segunda-feira (hoje)”. A notícia anunciava o que parece ser o fim do último cinema de rua da cidade. Após mais de 60 anos de história, o Cine Bauru deve fechar suas portas.
As duas salas, localizadas na região central de Bauru, exibiram na noite de ontem o que, provavelmente, foi a última sessão. O filme “Encantada” pode ter marcado o fechamento de um dos locais que compõem a história bauruense. É provável que o motivo do encerramento das atividades do Cine Bauru seja a sensível redução do público nos últimos anos e a inviabilidade financeira em cumprir exigências legais que cobram adaptações na infra-estrutura do prédio, que já é antigo.
A equipe de reportagem constatou que a sessão das 16h30 de ontem, da sala 2, que exibia o filme “Xuxa em Sonho de Menina” possuía apenas 28 espectadores. O número de poltronas vazias era de 330.
O último cinema de rua da cidade fica na quadra 7 da rua 13 de Maio e tem capacidade para 701 pessoas. No entanto, o Jornal da Cidade foi informado, extra-oficialmente, que a média de espectadores não chegava a 20. Exceções aconteciam às quartas-feiras e sábados, quando mais poltronas eram ocupadas.
A auxiliar de escritório, Andréia Poloto, 30 anos, ficou surpresa ontem com a possibilidade de fechamento do Cine Bauru. Ela, que estava prestes a assistir o novo filme da Xuxa, contou que costuma freqüentar o referido cinema. “Sempre que posso venho até aqui”, disse ontem. Em um desabafo diz que ficou triste com a notícia. “Sempre gostei de vir a este cinema, até mesmo porque moro aqui perto e fica muito mais fácil”, fala. Poloto acredita que o preço e a disponibilidade de horário também eram (ou são) atrativos no Cine Bauru.
Histórico
O Cine Bauru foi inaugurado em 26 de março de 1938. O cinema era um dos maiores e mais modernos do Interior de São Paulo e tinha capacidade para 1.600 pessoas. Na época, as salas ficavam na quadra 7 da rua 1.º de Agosto e, no final da década de 70, o Cine Bauru mudou-se para a quadra 7 da rua 13 de Maio. Os filmes que estavam na última semana eram “Os Porralokinhas”, “Xuxa em Sonho de Menina”, “Hitman - Assassina 47” e “Encantada”.