Como o JC adiantou na edição de ontem, o Cine Bauru já não abriu suas portas ao público ontem e deve permanecer fechado, por tempo indeterminado. Procurados novamente pela reportagem, a gerência do estabelecimento e a direção da Cinematográfica Araújo - que administra também o Multiplex Bauru Shopping – optaram por não dar nenhuma declaração à imprensa ou ao público.
No final de semana, a gerência do estabelecimento havia enviado um pedido ao JC para a retirada dos filmes em cartaz e horários das duas salas da programação de cinema do JC Cultura. Os motivos para o encerramento das atividades do Cine Bauru são a redução do público nos últimos anos e o alto custo para reformas no prédio, incluindo a adaptação a portadores de necessidades especiais, exigida por lei.
O Cine Bauru foi inaugurado em 26 de março de 1938, na quadra 7 da rua Primeiro de Agosto. O cinema era um dos maiores e mais modernos do Interior de São Paulo, com capacidade para 1,6 mil pessoas. No final dos anos 1970, o Cine Bauru mudou para a quadra 7 da rua Treze de Maio. No fim da década de 1990 e início dos anos 2000, as duas salas foram alvo de críticas do público em razão de seu estado precário, péssima conservação e da baixa qualidade do som e da projeção dos filmes.
Com a inauguração do Multiplex Bauru Shopping, em 2006, as duas salas do Centro – os últimos cinemas de rua de Bauru – ganharam uma pequena reforma, novo equipamento de som e novas poltronas, a maior parte oriunda do antigo Cine Center. Depois das mudanças, as duas salas mantiveram capacidade para 701 pessoas.
Informações extra-oficiais dão conta que o Cine Bauru deve permanecer fechado, mas as poltronas e equipamentos permanecerão instalados, pelos menos momentaneamente. Ainda não há certeza da destinação do prédio.