O nome Bauru já serviu para batizar uma série de ruas e estabelecimentos comerciais pelo Brasil afora, conforme mostrou reportagem recente do Jornal da Cidade. No entanto, a cidade extrapolou fronteiras e serviu de inspiração a pelo menos um empresário que reside em outro País. No coração de Lisboa, em Portugal, existe um restaurante chamado Bauru. Localizado no bairro Campo de Ourique, a cerca de dez minutos de carro do Centro de Lisboa, o restaurante é um dos mais tradicionais daquela região da cidade. O nome, conforme explica o proprietário do estabelecimento, José da Silva Caria, 51 anos, foi, de fato, uma homenagem à cidade de Bauru.
Ele conta que os antigos donos do restaurante vieram a Bauru antes de iniciarem o negócio em Lisboa e teriam gostado tanto da cidade que decidiram colocar o nome no estabelecimento. Caria não soube dizer quando foi feita a viagem e nem por qual motivo os antigos proprietários do restaurante vieram a Bauru.
O que ele sabe é que a viagem ocorreu há mais de dez anos, porque há nove anos Caria comprou o restaurante. Quando perguntou ao antigo proprietário, que também era português, a razão do nome, Caria ouviu como resposta que era uma cidade brasileira, onde o ex-dono esteve por um tempo e teria gostado tanto do lugar que resolveu registrar o restaurante com o nome Bauru. Caria gostou do nome e decidiu mantê-lo.
“Eu não conheço Bauru. Nunca estive no Brasil, mas gostaria muito de um dia visitar a cidade. Sempre me falaram muito bem dela, e pelo que dizem é uma cidade linda”, relata o português.
Ele revela que por causa do nome o restaurante sempre atrai turistas brasileiros. Um dia desses, apareceram por lá algumas pessoas de Marília, que disseram conhecer Bauru e achavam que o dono do estabelecimento era bauruense.
Caria conta que durante a conversa com os turistas de Marília ficou sabendo que também existe um sanduíche que leva o nome de bauru e que é bastante conhecido em todo o Brasil. No entanto, a receita passada para o português contém algumas incorreções.
“Eles me falaram que o sanduíche bauru leva bife, queijo, ovo, tomate e alface. Tudo em um pão que chama baguete”, disse. Na verdade, o sanduíche bauru é feito com pão francês sem miolo, com queijo derretido em banho-maria, tomate em rodelas, pepino em conserva e rosbife.
____________________
Nome atrai clientes brasileiros
Por causa da proximidade com os brasileiros, José da Silva Caria, 51 anos, comenta que teve de incluir no cardápio do Restaurante Bauru alguns pratos típicos do Brasil, como a feijoada, o arroz, o feijão e a picanha. Segundo ele, os brasileiros procuram o restaurante atraídos pelo nome Bauru e porque acham que ali encontrarão comida brasileira. A procura o fez adotar os pratos mais consumidos no Brasil.
Mas de acordo com ele, não são somente os brasileiros que apreciam a comida brasileira. Tem muitos portugueses que também gostam. “A feijoada, por exemplo, é uma das comidas que eu adoro”, afirma Caria.
A feijoada brasileira, aliás, é um dos pratos mais pedidos no restaurante, especialmente nessa época do ano, quando faz bastante frio em Lisboa. No dia em que Caria conversou com o Jornal da Cidade, a temperatura mínima em Lisboa registrava 6 graus e a máxima, 11 graus.
Segundo o proprietário, a feijoada é um prato que serve para “aquecer” os clientes. Embora o prato seja preparado atualmente por cozinheiros portugueses, Caria conta que eles foram “devidamente instruídos” por um cozinheiro brasileiro que trabalhou no restaurante há cerca de oito anos.
Outro prato bastante procurado no Restaurante Bauru é o famoso arroz com feijão e carne. Segundo Caria, no início deste mês, um grupo de seis a sete brasileiros estava trabalhando em uma escola perto do restaurante e eles iam almoçar lá todos os dias. O pedido variava em um item ou outro, mas o prato principal era sempre o mesmo: arroz com feijão e carne.
O movimento no restaurante é maior no almoço do que no jantar. Segundo o proprietário, a quantidade de clientes é bastante variável. No almoço, o restaurante atende de 60 a 100 pessoas por dia.
____________________
Localização
O Restaurante Bauru está localizado na rua Saraiva de Carvalho, 85, no bairro Campo de Ourique, no coração de Lisboa. Trata-se de um bairro residencial, mas com uma vocação muito forte para o comércio.
Segundo consta na enciclopédia virtual Wikipedia, Campo de Ourique é um bairro com vida própria. Parece uma pequena cidade dentro da Grande Lisboa. Segundo estimativa, vivem no bairro cerca de 26 mil pessoas.
Embora esteja localizado a poucos minutos do Centro da cidade, o bairro ainda conserva alguns costumes dos moradores antigos, como cumprimentar uns aos outros quando se encontram na rua.
Próximo dali está a Basílica da Estrela, também conhecida por Basílica do Sagrado Coração de Jesus, cujo valor estético é inestimável.
Considerado um dos mais importantes monumentos do século 18, em Lisboa, o edifício ainda preserva seu estilo barroco. A fachada da Basílica é ladeada por duas torres gêmeas e decorada com estátuas de santos e figuras alegóricas.