Noroeste e Corinthians entraram em campo, ontem à tarde, no estádio Alfredo de Castilho, com objetivos diferentes. O Norusca dependia apenas de si para se garantir na briga pelo título do Interior. Uma vitória simples classificaria o time. O Alvinegro jogava com a obrigação de vitória e ainda “secava” o São Paulo e a Ponte Preta, que enfrentavam, respectivamente, Juventus e Santos. Melhor para o time noroestino, que fez valer sua força dentro de casa, ganhou por 3 a 2 e se classificou.
Foi um jogo muito movimentado. Os bauruenses saíram na frente, tomaram a virada e depois conseguiram reverter o quadro e ganhar o duelo. Agora, a equipe, que se reabilitou de três derrotas seguidas, enfrenta o Mirassol pela briga para ser o melhor do Interior. O mesmo Mirassol que venceu em Bauru na Fase de Classificação e esfriou as pretensões alvirrubras de se classificar para o G-4.
O Corinthians viveu uma tarde de frustração. Não conseguiu cumprir o seu dever de ganhar, já que o time misto do Santos empatou com a Ponte. Com a “ajuda” do Peixe, uma vitória no Alfredão levaria a equipe às semifinais. Eliminado no Paulista, o time volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde enfrenta o Goiás, pelas oitavas-de-final.
Jogo
O Corinthians começou arrasador. Aos 30 segundos, Carlão cruzou para a área, o goleiro noroestino Fabiano vacilou e soltou a bola nos pés de André Santos, que mandou uma bomba na trave. Refeito do susto, o Noroeste respondeu, aos sete, com Vandinho puxando contra-ataque pela direita. Porém, com três noroestinos contra um corintiano, o meia-atacante errou o cruzamento e desperdiçou boa chance.
Aos 12 minutos saiu o gol. Mas foi de Kléber Pereira, na Vila Belmiro, para o Santos. Àquela altura, uma vitória corintiana deixaria o time no G-4. Assim, o Alvinegro foi para cima e, aos 16, Bóvio levantou para a área e Dentinho cabeceou forte. Fabiano pôs para escanteio.
Só que quem marcou foi o Noroeste. Aos 31, Edno recebeu bom passe de Edylton sobre a zaga e tocou na saída de Felipe: 1 a 0. Para intensificar as emoções no Alfredão, a Ponte empatou o jogo com o Santos, logo na seqüência.
Sem outra alternativa, o Corinthians foi para cima e levou perigo com chute forte de Lulinha, que Fabiano novamente botou para escanteio. Só dependendo de si para chegar à disputa do título do Interior, o Norusca ameaçou, aos 36, com Luciano Bebê, em cobrança de falta.
Aos 40, Mano Menezes trocou o zagueiro Carlão pelo atacante Finazzi. Aos 43 minutos, o árbitro Cléber Abade viu falta de Edno em Fabinho em frente à área. Na cobrança, André Santos bateu no canto esquerdo, Fabiano falhou e o Corinthians empatou.
No segundo tempo, o Corinthians voltou para pressionar o Noroeste. Os primeiros minutos foram de sufoco para o time bauruense, que se defendeu como pôde e conseguiu conter o ímpeto do adversário. Aos 11, após bate-rebate, a bola sobrou para André Santos, que limpou o lance e bateu cruzado. O volante Júlio tirou em cima da linha e salvou o Noroeste. Enquanto isso, na Vila, a Ponte virava o jogo. Festa noroestina nas arquibancadas. Os gritos de “eliminado” ecoaram pelo Alfredão.
Aos 15, o primeiro chute a gol do Norusca na etapa. Edno cobrou falta e Felipe desviou para a linha de fundo. A resposta corintiana veio aos 21, com forte batida de André Santos, que assustou Fabiano.
Aos 26, Acosta entrou na vaga de Herrera. Três minutos depois, o uruguaio participou do lance que originou o gol de virada do Corinthians. Bóvio tocou para Acosta, que girou em cima da zaga e rolou para André Santos. O lateral cruzou rasteiro, a bola atravessou na frente do gol e sobrou para Finazzi empurrar para as redes.
Não deu tempo nem para os corintianos comemorarem. Aos 32, o Noroeste reagiu e foi com um belo gol. Edylton levantou para a área, Gilsinho pegou mal e a bola voltou para o para o próprio Edylton, que emendou de sem-pulo e deixou tudo igual.
O jogo ficou eletrizante. Aos 34, Fabiano salvou o Noroeste ao defender bomba de André Santos de fora da área. Só que, mais uma vez, o Norusca foi mais eficiente. Aos 42, Gilsinho ganhou jogada no meio-campo e passou para Leandrinho, que avançou livre, tocou na saída de Felipe e pôs o Noroeste novamente na frente.
No minuto seguinte, quase saiu o quarto. Éder Satílio, que entrara no lugar de Luciano Bebê, ficou livre na frente de Felipe, mas resolveu driblar e foi desarmado pelo goleiro corintiano. Nada que estragasse a festa do Noroeste, que cumpriu com seu objetivo, segurou a vitória e garantiu vaga na disputa do título do Interior. Os corintianos ainda tiveram a frustração do empate santista na Vila. O Santos fez a sua parte, o Corinthians, não.
____________________
Ficha técnica
Noroeste 3 x 2 Corinthians
Noroeste:Fabiano; Edylton, Éder Monteiro, Anderson Marques e Leandro Soares (Gilsinho); Júlio, Marcelo Santos, Luciano Bebê (Eder Satílio) e Edno; Vandinho (Alexandre Luz) e Leandrinho. Técnico: Márcio Bittencourt. Corinthians: Felipe; Chicão, William e Carlão (Finazzi); Carlos Alberto, Fabinho, Bóvio, Lulinha e André Santos; Dentinho e Herrera (Acosta) Técnico: Mano Menezes. Gols: Edno, aos 30, e André Santos, aos 43 minutos do primeiro tempo; Finazzi, aos 29, Edylton, aos 32, e Leandrinho, aos 42 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Leandro Soares, Vandinho e Éder Satílio (Noroeste); Lulinha (Corinthians). Árbitro: Cléber Wellington Abade. Renda: R$ 373.820,00. Público: 12.515 pagantes. Local: Estádio Alfredo Castilho.
____________________
Opinião do torcedor
“Agora é ser campeão do Interior. Ganhar do Corinthians foi bom, mas agora é pensar em ser bi-campeão do Interior, para completar a festa”. Vinícius Sampaio,16, estudante.
“Vamos ser campeões do Interior. Podia ser muito melhor e estar no G-4, mas não deu, então vamos disputar o torneio do Interior e ganhar”.Antonio Guimaro, 44, vigilante.
“É só alegria. Vai dar mais alegria do que já deu derrotando o Corinthians. Estamos na torcida e a expectativa é do Noroeste trazer o título pra gente”. Carla Maria Navarro, 13, estudante.
“Esperamos que seja campeão do Interior, e ganhar do Corinthians deu moral, porque sempre é bom ganhar de time grande”. Conrado Ferreira de Oliveira, 21, vendedor.
“O Noroeste já tem tradição como campeão do Interior e mais uma vez vai mostrar a força que tem, e deve conquistar novamente esse campeonato”. Paulo Sérgio de Oliveira, 46, gerente de vendas.
“Será bicampeão, com certeza. Eu sou de Dois Córregos e vim acompanhar o Norusca aqui em Bauru e vou torcer pelo bicampeonato”. Maria Silvia Servinolli, 25, almoxarife.