O músico e guitarrista Wander Taffo morreu ontem pela manhã em casa, em São Paulo. Segundo familiares, ele morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória e não tinha histórico de problemas de saúde. O músico faria 54 anos no sábado.
Considerado por publicações internacionais, como a “Guitar Player”, um dos expoentes da guitarra no mundo, Taffo era hoje um dos sócios da EM&T (Escola de Música e Tecnologia), considerada a maior escola de música da América Latina, com sede no Jabaquara, zona sul de São Paulo. A EM&T suspendeu ontem as aulas, workshops e atividades.
Guitarrista, também professor de música, Taffo integrou bandas como Made in Brazil, Secos & Molhados, Joelho de Porco, Gang 90 e tocou com Rita Lee e Roberto de Carvalho. Em 1980, estourou no País com a banda Rádio Táxi, que fez muito sucesso com a música “Eva”. Ele deixou dois filhos: Lívia, 26 anos, e Lucas, 13 anos.
Nascido na Pompéia (zona oeste de São Paulo), sua carreira começou em maio de 1973 com a banda Memphis, experiência que fez Taffo conviver com a revolução musical e movimentos como Jovem Guarda e Tropicália.
Em 86, deixou o Rádio Táxi e partiu para um trabalho solo. Em 1989 lançou um solo, gravado em Los Angeles. O disco recebeu o prêmio Sharp de Música na categoria “Revelação Pop Rock Masculino’’. No ano seguinte (1990), Wander foi escolhido pela crítica como o melhor guitarrista do Brasil.
Taffo também voltou aos palcos com o lançamento do DVD e CD ao vivo do Rádio Táxi pela Sony/BMG.
O último projeto em andamento, interrompido por esta fatalidade, seria a volta da banda Taffo prevista para o mês de julho de 2008. O músico também participava de projetos sociais, como a distribuição de agasalhos e alimentos para moradores de rua do Centro de São Paulo.
Mal-estar
O músico e guitarrista Wander Taffo chegou a ser atendido em um hospital no último sábado, quando começou a sentir dores no corpo. Ele foi submetido a exames (eletrocardiograma e ecocardiograma), que não detectaram nenhum problema, e o médico o recomendou uma série de novos exames.
Ontem de manhã, em casa, ao sair para fazer novos exames, ele caiu diante de sua mulher Mônica Lima, 37 anos, e morreu vítima de infarto. O relato é da assessoria do músico, que não soube informar o nome do hospital.
O enterro está marcado para hoje, no cemitério do Araçá, no Sumaré (zona oeste de SP).