Auto Mercado

Palio Adventure Locker cria segmento ‘SUV Light’

Diego Molina*
| Tempo de leitura: 9 min

Em um segmento no qual foi pioneira - o dos off-road leves ou urbanos -, a Fiat volta a apostar pesado com o lançamento do novo Palio Adventure Locker 1.8 Flex, além dos modelos 2009 do Palio Weekend ELX e Trekking. Antes uma station wagon com ar utilitário, o carro agora é o primeiro “SUV Light” (utilitário esportivo leve) com tração dianteira 4x2 do mundo. Os carros foram apresentados à imprensa em Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca (PE).

O Locker do nome vem do “Electronic Locker Differential”, (com o perdão do trocadilho) justamente o diferencial da nova versão top da linha Adventure, equipada com motor 1,8. O sistema é um bloqueador eletrônico, acionado por um botão na lateral esquerda do painel, que aumenta a dirigibilidade em situações de perda de aderência, terrenos acidentados, com lama ou água. Ou seja, é carro para aventuras de verdade (leia mais no texto ao lado).

O Palio Adventure Locker é o lançamento de frente, com maior investimento em novas tecnologias. Entretanto, as versões Weekend ELX e Trekking 2009 também chegam ao mercado com o design atualizado e mais robusto, motor 1.4 Flex (já presente no Punto e no Siena).

O Palio Adventure, lançado em 1999, foi pioneiro no mercado dos off-roads leves e líder nesse segmento por oito anos consecutivos. Com o Adventure Locker, a Fiat pretende recuperar a liderança perdida para o Volkswagem CrossFox, que teve 10.540 unidades vendidas de janeiro a maio deste ano, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No mesmo período, o Palio Weekend vendeu 5.965 unidades.

O Palio Adventure Locker 1.8 Flex chega ao mercado com preço básico de R$ 53.850,00, enquanto as versões de entrada do Palio Weekend e do Trekking têm preços, respectivamente, de R$ 39.920,00 e R$ 41.920,00, ambos com motor 1.4 Flex. Com o kit Attractive (ar-condicionado, vidros e travas elétricos, roda de liga leve, entre outros itens) os preços sobem para R$ 44.800 e R$ 46.330, respectivamente.

O Weekend ELX já sai de fábrica com direção hidráulica, brake light, pára-brisa degradê, volante com regulagem de altura, computador de bordo, My Car Fiat, Follow Me Home (que mantém o farol aceso por alguns segundos depois do carro desligado), alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Fiat Code, comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, limpador e lavador do vidro traseiro (que é térmico temporizado), duplo porta-luvas, ganchos para fixação de cargas no porta-malas, tomada de 12V e vidros climatizados verdes, entre outros itens. Ar-condicionado é opcional.

Para completar o visual, a versão ELX também vem de fábrica com faróis biparábolas com canhões e molduras cromadas, assim como faróis de neblina, grade frontal com detalhes cromados, frisos cromados nos pára-choques, nas laterais e na tampa traseira, painel com parte central e detalhes internos pintados prata, além de maçanetas, retrovisores externos, minissaias, aerofólio traseiro, pára-choques e frisos do teto na cor do veículo.

A nova versão Trekking traz todos os itens da ELX e mais grade frontal preta, faróis biparábola com canhões negros e molduras cromadas, faróis de neblina com molduras em preto, molduras cinzas nas caixas de rodas, suspensão elevada, pneus de uso misto, protetor de cárter, barras longitudinais duplas no teto, soleira externa das portas em preto e detalhes estéticos que a diferenciam. Seus opcionais são similares aos oferecidos para a versão ELX.

Além de todos os itens de série da versão Trekking, o Palio Adventure Locker traz também ar-condicionado com vidros escurecidos Vênus 55 nas laterais traseiras e tampa traseira, quadro de instrumentos exclusivo com “trip computer B” e indicação de temperatura externa, bússola e inclinômetro longitudinal e transversal, faróis de milha, rodas em liga leve aro 15, pneus 205/70 R15 de uso misto, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores externos com indicadores de direção incorporados, travas elétricas nas portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Entre os opcionais da versão, há rádio CD player MP3/WMA, rádio Connect CD player MP3/WMA mais viva-voz Bluetooth e entradas USB/iPod, sidebags, airbag duplo e freios com sistema ABS (pacote HSD, que inclui airbags dianteiros e freios com sistema antitravamento), sensor de estacionamento, sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico, vidros traseiros com acionamento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido e apóia-braço no banco do motorista, volante revestido de couro, além de bancos e painéis de portas com revestimento de couro.

____________________

Visual robusto e dinâmico

Basicamente, o visual do Palio Weekend 2009 é o mesmo em suas três versões. O capô tem novas formas e novo mecanismo de abertura, a lateral apresenta novos vincos e abertura nas caixas de roda e há novos pára-choques, com grade e entrada de ar incorporados na dianteira. Os faróis ovalados são de policarbonato e têm sistema de iluminação polielíptico com dupla parábola. Todas as versões trazem faróis de neblina de série - a Adventure Locker vem ainda com o de profundidade.

Nas laterais, se sobressaem as novas aberturas das caixas de roda, os vincos que atravessam todo o carro e os novos vidros laterais traseiros, que conferem dinamismo e linhas fortes ao design mais robusto do modelo. Na traseira, as lanternas se adaptam às formas: a lanterna na tampa do porta-malas incorpora as funções de luz de posição e indicador de marcha-à-ré.

O Palio Trekking é mais arrojado e se diferencia do Weekend ELX principalmente pela suspensão elevada, pneus de uso misto, novas molduras laterais nas caixas de rodas, na cor cinza, pára-choques com pintura exclusiva, grade frontal negra e barras longitudinais duplas no teto. Maçanetas, retrovisores externos e frisos no teto, assim como as soleiras das portas e o aerofólio traseiro, são negros na versão Trekking.

____________________

Como funciona o Locker

O Locker foi desenvolvido pela Fiat em parceria com a maior produtora independente do mundo de diferenciais com controle de torque, a Eaton. O sistema pretende proporcionar ao carro melhores condições para sair de situações onde uma das rodas gira em falso, como subidas íngremes, pisos molhados, terreno arenoso ou barrento.

Em condições de perda de aderência, o diferencial - que divide e distribui o torque entre os dois semi-eixos - faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente (uma vez que ela absorve todo o torque disponível do sistema), enquanto a outra se mantém parada. O bloqueador de diferencial existe justamente para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos, tornando possível que a roda com mais aderência gire e mova o veículo.

No Fiat Palio Adventure Locker, o recurso pode ser acionado no botão “ELD” (“Electronic Locker Differential”), que fica no conjunto de comandos My Car Fiat, à esquerda do volante. Para ser ativado, é preciso que o veículo esteja parado e com o freio acionado. O sistema responderá com um bip longo. A luz “ELD” picará intermitentemente e surgirá uma mensagem de “ELD ON” no quadro de instrumentos.

O Adventure Locker deve ser utilizado somente em situações específicas e a baixa velocidade. Por isso, quando o veículo atingir os 15 quilômetros por hora, indicações sonoras e visuais avisarão que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando. O Adventure Locker jamais deve ser utilizado em condições de aderência plena.

A Fiat é a primeira fabricante no mundo a lançar um veículo com tração dianteira 4x2 equipada com bloqueio de diferencial. Resta agora esperar a reação dos consumidores.

____________________

Test-drive: saindo da lama

Em uma pista preparada pela Fiat especialmente para o test-drive do Palio Adventure Locker, em Porto de Galinhas (PE), terra, lama, cascalho e outros obstáculos. E chuva, é preciso dizer, mas essa sem responsabilidade da montadora.

O primeiro trecho, em aclive, já tem considerável quantidade de lama para segurar a primeira ‘SUV Light’ do mundo. Uma, duas, três tentativas e a roda esquerda segue girando em falso. Pé no freio, aperto o botão “ELD” (“Electronic Locker Differential”) e o carro sai do atoleiro com facilidade.

Com um piloto da Fiat, encaramos um trecho mais “hardcore” da pista. “ELD” acionado, o carro passa por buracos generosos, fica em três rodas, vejo o chão a centímetros do retrovisor do passageiro mas tudo acaba bem nessa segunda parte do teste.

Em estradas e nas ruas de Ipojuca (PE), o Adventure Locker se comportou com firmeza e segurança. O conforto interno é o esperado, a dirigibilidade é tranqüila, o câmbio responde bem, assim como os freios. No trecho off-road, mais surpresas.

O carro tem também nova suspensão com amortecedores Powershock - tecnologia da Magneti Marelli Cofap. Eles têm molas internas “anti-roll”, atuando em conjunto com a barra estabilizadora, que fazem o veículo responder mais prontamente aos comandos do volante, com progressividade de resposta maior. Em curvas, há menores velocidades de rolamento e diminuição do rolamento da carroceria, ou seja, condução mais segura e estável.

A nova suspensão e os pneus de uso misto deixam o Palio Adventure Locker com maior altura livre do solo, 19 centímetros, dois a mais do que no modelo antigo. O resultado é maior conforto e redução substancial de batidas secas em buracos.

____________________

FICHAS TÉCNICAS

Fiat Palio Weekend ELX

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.368 cm³ de cilindrada

Potência: 85 cv (gasolina) a 86 cv (álcool) a 5.750 rpm

Torque: 12,4 kgfm (gasolina) a 12,5 kgfm (álcool) a 3.500 rpm

Câmbio: manual de cinco velocidades

Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora

Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira

Dimensões:4,24 metros de comprimento, 1,64m de largura, 1,52m de altura e 2,44m de entre-eixos

Tanque: 51 litros

Porta-malas: 460 litros

Preço: R$ 39.920

Fiat Palio Weekend Trekking

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.368 cm³ de cilindrada

Potência: 85 cv (gasolina) a 86 cv (álcool) a 5.750 rpm

Torque: 12,4 kgfm (gasolina) a 12,5 kgfm (álcool) a 3.500 rpm

Câmbio: manual de cinco velocidades

Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora

Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira

Dimensões: 4,24 metros de comprimento, 1,66m de largura, 1,59m de altura e 2,44m de entre-eixos

Tanque: 51 litros

Porta-malas: 460 litros

Preço: R$ 41.920

Fiat Palio Weekend Adventure Locker

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.796 cm³ de cilindrada

Potência: 112 cv (gasolina) a 114 cv (álcool) a 5.500 rpm

Torque: 17,8 kgfm (gasolina) a 18,5 kgfm (álcool) a 2.800 rpm

Câmbio: manual de cinco velocidades

Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora

Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira

Dimensões: 4,31 metros de comprimento, 1,72m de largura, 1,64m de altura e 2,47m de entre-eixos

Tanque: 51 litros

Porta-malas: 460 litros

Preço: R$ 53.850

* O jornalista viajou à convite da Fiat.

Comentários

Comentários