Jaú - A Prefeitura Municipal de Jaú (47 quilômetros de Bauru) já disponibilizou, esta semana, o cadastro digital de sepultados para consulta dos visitantes. Trata-se de um sistema de buscas informatizado que permite a localização imediata das sepulturas mediante o fornecimento de alguns dados.
De acordo com o responsável pela administração do cemitério, João Fernando Coelho da Silva, a partir de agora as pessoas poderão ter acesso a todas as informações acerca dos que foram sepultados no local. Para tanto, é necessário que o visitante forneça as seguintes informações: nome completo, número da sepultura ou data de falecimento do sepultado.
O software de busca já está disponível no portal do município na Internet no endereço www.jau.sp.br. “Via Internet, por meio de um software de processamento de dados, as pessoas terão acesso a informações como o nome do sepultado; endereço da sepultura; naturalidade; profissão; data de óbito e do sepultamento, dentro outras”, detalha Silva.
Segundo o administrador do cemitério, o cadastro deve facilitar e agilizar os processos de dupla cidadania e seguro de vida. Também estão disponíveis no cadastro dados estatísticos como, por exemplo, número de sepultados por ano, cadastro de serviços, tabelas de preços, entre outras informações curiosas.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o Cemitério “Ana Rosa de Paula”, atualmente o único em atividade em Jaú, ocupa uma área de quatro alqueires distribuídos em 10,5 mil túmulos sendo que 10.330 estão ocupados. Inaugurado em 16 de outubro de 1894, o cemitério é o terceiro na história de Jaú. Os dois anteriores foram demolidos.