Já que o assunto é igualdade racial, nada melhor do que ler livros que tratem sobre o assunto, com um toque todo especial.
“Capoeira e liberdade”, por exemplo, é um livro escrito por Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, que fala sobre a garotinha negra Luana, que tem 8 anos, é graciosa, traz sempre um sorriso doce, adora ler, estudar e jogar capoeira.
Com seu berimbau mágico, Luana viaja para outras épocas e lugares levando o leitor a aventuras incríveis. Entre outras coisas, ela mostra o valor da herança cultural que existe no Brasil e a importância dos diferentes povos na formação do País. No livro, ela parte em busca de um berimbau perdido há muito tempo e resgata parte da história de seu povo.
“As sementes de Zumbi” foi escrito pelos mesmos autores de “Capoeira e liberdade” e tem a mesma personagem central. Neste livro, Luana encontra o herói negro Zumbi e conhece o verdadeiro tesouro do Quilombo de Palmares.
“Ulomma - A casa da beleza e outros contos”, de autoria de Sunday Ikechukwu Nkeechi, também conhecido como Sunny, traz uma coletânea de ricos contos africanos que os antepassados do autor usavam para ensinar lições importantes de maneira simples e divertida.