Esportes

Hóquei: Sertãozinho dá ‘show’ em Bauru

Da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Jogadores profissionais, veteranos e da base do time de hóquei sobre patins de Sertãozinho, tida como a capital da modalidade no País, protagonizaram um legítimo show sobre patins, ontem à tarde, no ginásio do Sesc em Bauru. O time realizou uma apresentação especial, além de uma oficina junto a crianças, muitas tendo a primeira oportunidade de conhecer o esporte.

Em meio ao jogo que mesclou peças do atual elenco do Sertãozinho Hóquei Clube (SHC), agremiação que ostenta, em sua sala de troféus, a invejável marca de 17 títulos brasileiros, 19 paulistas, três sul-americanos e dois mundialitos, o público ainda apreciou apresentações de patinação artísticas, que envolveram desde crianças, que encenaram, sobre patins, peça musical com personagens de contos de fadas, até elaborada demonstração de dança sobre rodas.

A iniciativa, sob a ótica de muitos pais presentes ao ginásio, é um atrativo especialmente para as crianças. “Acho fantástico, é um trabalho muito bonito”, valoriza a balconista Márcia Ramos de Carvalho, que prestigiou a demonstração dos jogadores da “capital do hóquei” ao lado dos dois filhos pequenos. “Em Bauru deveria ter algo semelhante, para que as crianças pudessem aproveitar”, sugere. 3

Atualmente, contabiliza Antônio Carlos Cavallaro, presidente da agremiação e organizador das apresentações especiais, protagonizadas em diversas cidades, o clube é responsável pelo treinamento de mais de 800 crianças, entre aprendizes da modalidade e do núcleo de patinação artística.

A iniciativa, que conta com apoio da prefeitura de Sertãozinho, em parceria com o clube e iniciativa privada, frisa o presidente do SHC, visa a difusão do esporte em todo o País, para que o Brasil, de acordo com Cavallaro, possa galgar novamente rumo às primeiras posições em campeonatos internacionais. Atualmente, o País ocupa quinto posto, em termos de ranqueamento mundial, figurando atrás de selecionados como o da Espanha, Portugal, Itália e Argentina.

Homem-gol

A apresentação teve a presença do ex-atacante Vitor Santos, o maior artilheiro da história do hóquei brasileiro, com 1091 gols. Português de origem, Santos chegou ao Brasil no final dos anos 70 e é um dos fundadores do time de hóquei de Sertãozinho.

Santos, que, antes de jogar na cidade próxima à Ribeirão Preto, defendeu, coincidentemente ou não, as cores da Associação Portuguesa de Desportos, também jogou em Moçambique, quando a república africana ainda era colônia lusitana, e naturalizou-se brasileiro em 1982, para defender a Seleção em competições internacionais.

Vitor “pendurou” patins e tacos em 1994, mas não deixou totalmente as quadras da modalidade, sendo figura importante na formação de novos talentos em Sertãozinho. Atualmente, orgulha-se o artilheiro, mais de 400 aprendizes estão sob sua batuta. “Temos o trabalho de formação de jogadores, mas também a preocupação social”, enfatiza Santos.

Comentários

Comentários