Regional

Divisão de trabalho das formigas é pelo tamanho e idade

Rita de Cássia Cornélio
| Tempo de leitura: 2 min

Cada formiga tem seu papel determinado nas colônias. A divisão de tarefas depende da idade e do tamanho de cada uma. Elas não são comandadas. Cada grupo tem uma tarefa. “A formiga mais nova faz uma coisa, a mais velha outra. As maiores e mais idosas são responsáveis pelo corte das folhas. Um grupo, chamado de soldados, é escolhido para a defesa da colônia.”

Para defender a colônia, as formigas soldados cortam o agressor, explica o pesquisador. “As soldados fazem a defesa da colônia, se tiver algum agressor. Elas cortam com a mandíbula. As saúvas não picam, elas não têm aparelho de ferrão. Na origem delas teriam tido um aparelho de ferrão, mas durante a evolução perderam.”

Um grupo de formigas faz a divisão de folhas por câmaras. “Elas usam os canais do ninho para transportar as folhas que são picadas e repicadas. Esses canais interligam as câmaras. As formigas dividem essas folhas em todas as câmaras para cultivar o fungo.”

As folhas, que são usadas como substrato, são trabalhadas por um bom tempo pelas formigas. “Elas pegam as folhas na superfície e levam para dentro do ninho onde elas são trabalhadas. Picadas e repicadas até pedaços extremamente pequenos onde elas incorporam e inoculam o fungo. O fungo é um crescimento branco. Elas inoculam esse fungo sobre a folha que é o substrato de crescimento do fungo.”

Para exemplificar para os leigos, o professor compara com o cultivo de champignon. “Elas se alimentam desse fungo que cresce sobre o substrato vegetal fornecendo alimento para as larvas e para todos.”

Segundo Forti, uma nova colônia de saúvas vai surgir quando a rainha daquele ninho ficar madura e produzir novas rainhas. “Cada tanajura pode fundar um novo ninhozinho e começar uma nova colônia. Os ninhos começam pequenos e em um ano apresentam outro tamanho.

Comentários

Comentários