“A loja é uma tradição, representa uma vida”, diz Nelson Torralba, um dos atuais proprietário da Casa Cecy. Tudo começou com o imigrante espanhol Paulo Torralba e sua esposa Maria Antônia Rodrigues Torralba, que chegaram a Bauru na década de 30. Na cidade, Paulo exercia o ofício de encanador na oficina de encanamentos de Carlos Adário.
Com o passar do tempo, deixou de ser empregado e adquiriu seu próprio negócio. No dia 1 de outubro de 1937 comprou, de José Gomes, a Casa Cecy. A loja ficava na rua Batista de Carvalho e era especializada em artigos sanitários e ferragens. O nome do empreendimento já existia e era uma homenagem à filha do antigo proprietário.
História
Em 1939, Paulo decidiu mudar o ramo da loja. Para o filho Nelson, foi uma decisão motivada pela economia da época. “Durante a guerra, caiu muito o preço do artigo de construção e não estava compensando mais. Então, ele mudou para artigos de presente.” Um novo prédio foi construído em 1948 na rua 13 de Maio para abrigar a loja. Até hoje o empreendimento continua lá.
Nelson dá destaque para as mudanças na razão social da Casa Cecy. “ No início a firma era Paulo Torralba. Em 1958 passou para Paulo Torralba e Filhos Ltda. Com o falecimento do meu pai em 1986, o nome mudou para Irmãos Torralba. Já em 1999, com a morte de meu irmão José, ficamos eu, minha irmã Ana e minha cunhada Maria Célia Alves Cruz Torralba tomando conta do negócio, que passou a se chamar Torralba e Cia. Ltda”, explica.
Desde pequenos, os filhos de Paulo arranjavam um tempinho entre os estudos para colaborar com o negócio da família. “Eu ajudava principalmente nas entregas”, conta Nelson.
A Casa Cecy permanece com uma clientela antiga e fiel. Bares, restaurantes e hospitais compram os mais diversos artigos de cozinha no local. Quem prefere ir direto ao balcão pode encontrar itens para presentes de vários tipos, como peças em cristal. O futuro da loja, no entanto, é incerto. Por enquanto, Nelson, Ana e Maria Célia dão conta do negócio, mas ainda não há interesse das demais gerações no empreendimento.