Regional

Botucatu inicia mudanças no sistema de transporte coletivo

Por Davi Venturino | Com Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Botucatu - Começou ontem as primeiras mudanças no transporte coletivo de Botucatu (100 quilômetros de Bauru). A principal delas é a integração em 100% das linhas municipais por meio do cartão integração, o que possibilita que o usuário não pague a segunda passagem em período de até 90 minutos.

Com as mudanças, alterou-se também itinerários e horários, além da criação de novas linhas. De acordo com o secretário de Habitação e Mobilidade, Vicente Ferraudo, haverá um tempo de adaptação, com ônibus extras, para que o usuário se acostume com os trajetos. “Sabemos o quanto é difícil mudar os hábitos das pessoas, por isso vamos tentar não afetar demais a vida deste usuário”, explica. “Nossas linhas foram readequadas para que os passageiros não passem tanto tempo dentro do ônibus e tenham mais opções para diferentes bairros”, completa.

O novo modelo, no entanto, também exige que o usuário do transporte coletivo esteja preparado com a aquisição do cartão integração, entregue de forma gratuita e que possibilita usar dois ônibus pagando apenas uma passagem. O passe integração, que ganhou o nome de “Passe Fácil”, tem valor único na cidade de R$ 2,00. O objetivo é estender o passe integração para toda a população. Atualmente apenas 45% dos usuários de coletivos (os trabalhadores) utilizam esta modalidade.

Para aumentar a venda dos cartões foi implantado há três meses o Posto Central de Atendimento em uma das principais ruas do comércio, a rua Curuzu, 6-15. Antes, eles eram vendidos apenas no Terminal Rodoviário.

O transporte coletivo de Botucatu sempre foi alvo de críticas por parte da população. De acordo com a ouvidora municipal, Isabel Conte, reclamações sobre atrasos estão entre as campeãs da Ouvidoria. Para fazer a readequação do sistema, o prefeito João Cury Neto (PSDB) determinou que fosse feito estudo detalhado de todas as linhas do transporte coletivo, que têm sido executado desde o início do ano pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET).

Neste estudo foi constatado que entre os 27 mil usuários diários do sistema, poucos utilizam o percurso total do itinerário, necessitando apenas da condução sentido bairro-centro ou centro-bairro. A pesquisa ainda indica itinerários muito longos e desequilíbrio no número de linhas atendendo apenas um bairro, enquanto alguns locais ficam descobertos.

Aceitação

Segundo a asssessoria de comunicação da Prefeitura, não ocorreram reclamações no primeiro dia de funcionamento das novas mudanças. Qualquer reclamação entrar em contato no 08007701188 ou 156 da Ouvidoria.

Comentários

Comentários