Desde 1905, através de seus pioneiros, a comunidade árabe local participou dos primeiros passos da cidade, graças ao trabalho e á dedicação de homens de fibra, na certeza de que Bauru seria o que é hoje.
Em 1922, nascia a Sociedade Beneficente Síria de Bauru. Eram os primeiros passos que a comunidade árabe, ainda pequena, dava para fortalecer sua identidade cultural em terras estrangeiras. Os nomes foram mudando: Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Bauru, em 1938; Clube Recreativo Sírio-Libanês, em 1948; Clube Monte Líbano de Bauru, em 1983.
Nestes anos de existência, muita história se fez. Aos poucos, os cidadãos libaneses, sírios, jordanianos, turcos, palestinos... , entre outras nacionalidades árabes foram se integrando à cidade e, o que é mais importante, entre si mesmos. Nos períodos difíceis, onde as notícias de guerras e conflitos afligiam a comunidade, o Clube sempre procurou se posicionar publicamente.
Depois de um período de inatividade, o Clube teve seu ritmo retomado em 1978. Preocupados em resgatar o seu papel e suas tradições, um grupo tomou a iniciativa de promover uma reunião e dar nova vida à entidade. Nesta nova etapa, o primeiro presidente foi Hecmet Farha, que ocuparia o cargo por mais quatro vezes. Seus sucessores foram Chafic Elia Said, Massad Kalim Massad, Hanna Georges Saab e Munir Zugaib, e sendo atualmente presidente vindo de três gestões consecutivas Massad Kalim Massad.
As famosas festas anuais tiveram início em 1983 e, de lá para cá, tornaram-se atividade obrigatória no calendário social da cidade. As diretorias procuraram, em cada uma delas, homenagear cidadãos ilustres da comunidade árabe local e, em alguns casos, de fora de Bauru também. Foi assim, em 1986, quando uma família de cada uma das principais comunidades da cidade (japonesa, espanhola, italiana etc) foram lembradas. O primeiro embaixador libanês Fakhri Saghiyyah veio a Bauru em 1984 e foi efusivamente homenageado na festa daquele ano. Em 1992, seria a vez do embaixador Gazi Chidiac, quando a entidade comemorava os seus 70 anos.
A festa que já se tornou referência e ponto de encontro para a comunidade árabe de Bauru e região acontece sempre no Bauru Tênis Clube, e no cardápio as iguarias árabes típicas, como: carneiro recheado, homus, coalhada seca e quibe, atualmente preparado pelo Buffet Izeeta, de Pirajuí.
O Clube Monte Líbano de Bauru este ano prestará homenagens às pessoas que têm sido destaque na comunidade árabe e na cidade, como o ex-deputado estadual e médico dr. Abrahim Dabus e o empresário Jad Zogheib. Em outros tempo foram homenageados ex-prefeitos de Bauru (Irineu Bastos, Nicola AvaIlone Jr., Alcides Franciscato, Osvaldo Sbeghen, José Gualberto Martins Angerami, Antônio Izzo Filho, Antônio Tidei de Lima, como também foram destaques o cônsul geral do Líbano em São Paulo, dr. Charbel Aoun, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Yussef Said Cahali.
Pelas festas promovidas pelo Clube, que tem a sua sede provisoriamente cedida pela família Obeid, no Obeid Plaza Hotel, têm passado e recebido homenagens de figuras das mais ilustres. Foi assim em 1983, quando veio Charles Lotfi, então coordenador geral da Convenção Nacional das Entidades Líbano - Brasileiras. Em 1985, vieram o empresário Guilherme Afif Domingos (hoje secretário de Estado) e o superintendente da Polícia Federal Romeu Tuma (hoje senador). O ex-ministro da Saúde Adib Domingos Jatene veio em 1988. As personalidades da terra também tiveram sua vez: já foram homenageados empresários, médicos, construtores, políticos etc.
Os jantares do Clube Monte Líbano, já tradicionais em Bauru, são realizados sem interrupção desde 1983. A cada ano, são mais disputados e revelam a necessidade de manter acesa a chama da tradição, dos costumes e da alma do povo árabe. E como a história não pára, o Clube Monte Líbano de Bauru ainda tem muito a conquistar. Nos planos da entidade estão o seu fortalecimento junto à comunidade, uma nova sede, mais eventos sociais... entre outros.
O autor, Gesner Abdala Aude, é secretario geral do Clube Monte Líbano de Bauru desde 1981 e membro fundador da Federação das Entidades Líbano-Brasileiras, com sede em Belo Horizonte-MG