Geral

Fuvest: fé e frieza para encarar o vestibular

Rodrigo Ferrari
| Tempo de leitura: 2 min

Amanhã, 128.155 estudantes de todo o Brasil deverão participar da primeira fase da Fuvest, o maior vestibular do País, que seleciona candidatos para cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Só em Bauru, 3.435 estão inscritos para o exame, que será realizado na Instituição Toledo de Ensino (ITE), na Vila Pacífico.

Professores recomendam calma e atenção ao relógio durante a prova. Os candidatos terão cinco horas para resolver 90 questões de múltipla escolha e preencher o gabarito. Em média, só poderão gastar três minutos em cada pergunta.

“Quando o aluno encontra muita dificuldade com uma pergunta, não adianta perder tempo tentando resolver. É melhor pular para a próxima e deixar a questão complicada para depois”, afirma Marcus Tadeu Almeida do Carmo, professor de história em um colégio particular de Bauru. Na opinião dele, os candidatos devem começar a prova pelas questões de humanas, mesmo que tenham mais afinidade com biológicas ou exatas.

“As provas de humanas costumam ser mais complexas, pois demandam do aluno muita reflexão e capacidade de interpretar textos. Já as questões de exatas dependem mais do raciocínio lógico e podem ser solucionadas mais rapidamente”, explica Carmo.

Além de não perder tempo com as questões “cabeludas”, o professor recomenda aos candidatos que reservem pelo menos 20 minutos para preencher com tranqüilidade o gabarito. “Já vi muito aluno acertar na solução da questão mas errar na hora de passar as respostas para a ficha”, diz.

Na opinião de Carmo, os estudantes precisam ir para a sala de prova com fé e frieza. “O candidato tem de estar confiante em seu preparo e ter tranqüilidade para vencer seu maior inimigo, o vestibular. A função desse exame é justamente deixar a pessoa de fora da faculdade. Se você não tiver calma para encará-lo, terá grandes chances de fracassar”, recomenda.

A prova começará às 13h, com o fechamento dos portões marcado para as 12h30. A organização aconselha aos candidatos que compareçam ao local do exame com pelo menos uma hora de antecedência. É necessário levar consigo o documento de identidade original, caneta esferográfica azul ou preta, lápis número 2 e borracha. É proibido portar equipamentos de telecomunicação, como celular ou pager.

Este ano, medicina lidera, em termos absolutos, o ranking dos cursos mais procurados da Fuvest, com 11.574 inscritos. Em seguida, vem engenharia na escola Politécnica, com 10.475 candidatos. 405 estudantes disputarão uma vaga para odontologia da USP de Bauru. Já o curso de fonoaudiologia, que também é oferecido na cidade, possui 171 inscritos. A lista de convocados e os locais de exame para a segunda fase serão divulgados no próximo dia 14.

• Serviço

A primeira fase da Fuvest será neste domingo, a partir das 13h. Os portões serão fechados às 12h30. As provas serão na ITE, que fica na praça Nove de Julho, 1-51, Vila Pacífico, Bauru.

Comentários

Comentários