Geral

Saudável, ração humana requer cuidado

Alexandre Padilha
| Tempo de leitura: 4 min

A ração humana se transformou na nova febre no cardápio dos bauruenses. Seja para manter uma alimentação mais saudável, para regularizar o organismo ou tentar emagrecer, cada vez mais pessoas procuram essa mistura de fibras, proteínas e carboidratos. Entretanto, mesmo com as qualidades apresentadas pelo produto, como benefícios ao sistema digestivo, controle do colesterol e auxílio em dietas, alguns cuidados devem ser levados em consideração antes do consumo deste mix de cereais moídos.

De acordo com Fábio Barres, comerciante que trabalha com a venda de produtos a granel, a venda dos kits de ração humana aumentou consideravelmente nos últimos dias. “Chegamos a vender 200 kits por dia. Tem vezes que a fila de espera para comprar o produto ocupa quase toda a loja”, destaca ao assegurar que os clientes aprovam a inovação no cardápio. “A maioria das pessoas que experimenta volta a comprar a ração”.

Adepto da ração humana, o jornalista Leonardo Dalla garante que o sabor do produto agrada ao paladar. “Eu costumo tomar no café da manhã. Geralmente bato duas frutas, leite de soja e uma colher de ração humana, preparando uma vitamina que se torna meu único prato pela manhã. E fica muito gostoso, a ração tem um cheiro agradável e deixa a vitamina mais grossa e saborosa”, afirma.

Ele disse que a ração humana chamou sua atenção por conta de um problema de saúde, surpreendendo-se com o que experimentou. “Ela realmente, não sei se por ter muita fibra, alimenta bem. Eu tenho intolerância à lactose e ela é um bom substituto para o leite. Eu recomendo”.

Fábio informa que sua loja disponibiliza dois tipos de produto nesse gênero. As pessoas podem comprar a ração humana preparada, já pronta para o consumo, ou podem montar um mix com seus ingredientes preferidos.

Ele garante que a validade dos kits é de cerca de 3 meses, mas aconselha os clientes a comprarem apenas a quantidade necessária para 10 dias, evitando estocar grande volume em casa e possíveis contaminações. “Os kits que montamos possuem cerca de 1 quilo, pacote que é consumido em aproximadamente dez dias. Aconselhamos comprarem um kit por vez para não haver problemas com o produto, já que a ração não possui aditivos ou conservantes”.

Sobre a melhor maneira para estocar a ração humana, o comerciante explica que o local mais apropriado é a geladeira. “O melhor é guardar o produto em um pote, com tampa, dentro da geladeira”, assegura.

Fábio disse ainda que instrui os clientes a substituir uma das refeições diárias com alguma receita que leve ração humana. “Geralmente aconselhamos que a pessoa substitua o café da manhã ou o jantar por um preparo de ração. Ela pode tomar com sucos, vitaminas, iogurte ou até mesmo água”.

Proprietária de uma loja que comercializa produtos naturais, Lucimara Tamião Mortari cita alguns benefícios da nova “vedete” do cardápio bauruense. “A ração foi criada como um complemento alimentar e não deve substituir todas as refeições. Mas ajuda pessoas que querem emagrecer pois pode funcionar como uma refeição que oferece menos calorias. Além disso, o produto é bom para regular o intestino, enriquecer a alimentação, proporcionar mais energia e melhorar o organismo” afirma.

Entretanto, Lucimara destaca que alguns cuidados devem ser considerados antes de consumir a ração humana. “Pessoas que têm problemas de saúde como diabetes ou problemas do coração devem consultar um nutricionista ou médico para saber se o produto pode causar algum mal. Por exemplo: aqui na loja temos a ração light, ideal para quem tem hipertensão ou diabetes”, frisa.

____________________

Alérgicos devem redobrar atenção

O nutrólogo bauruense Hilton Coimbra Borgo afirma que é preciso tomar cuidado com alguns ingredientes da ração humana. “As pessoas devem ficar atentas com os produtos que compõem a ração humana. O açúcar mascavo, por exemplo, pode fazer mal a diabéticos e o leite em pó ou a soja podem agredir o organismo de pessoas alérgicas”.

Ele ainda pondera sobre a utilização do composto alimentar como complemento de uma dieta de emagrecimento. “Se a pessoa vai utilizar a ração com a intenção de emagrecer, é ideal ela procurar fazer uma dieta balanceada que possa usar o produto apenas como complemento. Para isso, deve procurar uma orientação nutricional”, destaca, sem esquecer de quem tem problemas de saúde. “E se a pessoa tiver uma doença associada é indicado que vá ao médico antes de começar a consumir a ração para garantir que o produto não causará males à saúde”.

O nutrólogo considera que a ração humana é uma boa fórmula alimentar, mas peca por não ser completa no ponto de vista nutricional. “É uma boa formulação, mas mão é completa. Ela pode atuar na substituição de uma refeição, mas não mais que isso. Para quem tem uma dieta que não conta com muita fibra, a ração humana é bastante benéfica, mas as pessoas não podem deixar de suprir a alimentação com nutrientes consumidos durante as outras refeições do dia a dia”. “Substituir mais de uma refeição por dia com a ração humana pode causar um desequilíbrio nutricional ”, finaliza Borgo.

Comentários

Comentários