Brasília - O diretor James Cameron (do filme ‘Avatar’) defendeu ontem em Brasília que o governo brasileiro deve buscar alternativas para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). Ele participa de manifestação contra a obra.
Cameron chegou por volta das 14h (hora de Brasília), acompanhado da atriz Sigourney Weaver. Ambos estão no Brasil para o lançamento do DVD e do Blu-ray do filme de 2009. Representantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e de organizações indígenas organizaram a manifestação, que acontece na frente do prédio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Vestindo um boné do MAB e em cima de um carro de som, o diretor norte-americano afirmou que já ouviu várias lideranças sobre a obra e que quer cooperar para impedir que a hidrelétrica seja construída. “Também quero apoiar. Não posso resistir a isso”, afirmou.
Na noite de anteontem, Cameron se reuniu com Marina Silva (PV) e disse que gostou muito do discurso da senadora. Marina afirmou a ele que o processo para a construção da usina não incluiu a voz de alguns atores envolvidos na discussão. “Eu acredito em alternativas para esse tipo de empreendimento”, disse o diretor.