Turismo

Iacanga ganha resort

Eliane Barbosa
| Tempo de leitura: 4 min

Bem perto de Bauru, na vizinha Iacanga, à beira do Ribeirão Claro (afluente do rio Tietê), quem quer relaxar nos finais de semana, feriados e períodos mais longos já encontra um lugar ideal: o Green Village Resort, inaugurado há mais de um mês.

Lugar para ouvir o canto dos pássaros, deixar a criançada correr solta, admirar a beleza das águas mansas do Tietê e do Ribeirão Claro e ver estrelas no céu. O resort, que pode concorrer de igual para igual com bons hotéis-fazenda, veio preencher uma lacuna de hospedagem na cidade do “olho dágua”.

Tanto assim que já recebeu lotação máxima durante a realização da festa do peão da cidade. Realidade para ser conferida pelo público de toda a região e de São Paulo, fruto de uma árdua batalha de um sonhador. O empresário Ariovaldo Nerger, homem que não se curvou às dificuldades e acreditou em seu sonho: transformar um pasto improdutivo num dos hotéis mais prazerosos dessa cidade que volta a investir em turismo.

Iacanga, há duas décadas, era um balneário disputado pelo público do Interior: sua prainha era famosa, com ampla faixa de areia, pier e barzinhos no entorno. Aos sábados, a agitação tomava conta do centrinho, com a população - hoje de pouco mais de 9 mil habitantes - se alegrando com os turistas em busca de sol e contato com a natureza.

Foi lá que nos anos 80 aconteceu o “Festival de Águas Claras”, anunciado como o “Woodstock brasileiro”. Roqueiros famosos se apresentaram no palco montado na fazenda Águas Claras e projetaram o nome da cidade para o mundo.

Pelas estradas que levam à Iacanga, cabeludos, gente pedindo carona; na fazenda e na prainha casais enamorados...

Pouco antes desse evento de música campal, a cidade havia ganho um completo clube náutico construído pelo Centro do Professorado Paulista. Professores, familiares, amigos, partiam com seus carros ou de ônibus fretados para curtir o lugar.

Além do CPP, um camping funcionava a todo vapor. Lugar que deixou saudades, inclusive em Ariovaldo, que levava os filhos para descontrair nos dias de folga.

Agora, uma luz surge para reativar o turismo na cidade com a inauguração do resort e a notícia de que está em funcionamento desde agosto do ano passado a Estação de Tratamento de Esgotos.

Essencial para que as portas para o desenvolvimento do turismo voltem a ser abertas na cidade, que poderá oferecer lazer de qualidade e até um barco de turismo para passeio pelas águas do Ribeirão Claro, afluente do rio Tietê.

Há ainda informações da inauguração para breve da segunda etapa das obras do Lago Municipal, com a construção de um aquário, abrigando várias espécies de peixes do rio Tietê. Obra que ainda prevê a construção de um calçadão interno e iluminação.

A paz do campo e do rio

Bruno Nerger, filho de Ariovaldo, que estuda jornalismo em Bauru, contou que a cidade de Iacanga é bem conhecida de sua família. Desde 1995 frequentam o lugar. “Meu pai tinha um trailler para acampar e ficávamos o fim de semana num camping que a cidade tinha. Com o passar dos anos, as atrações turísticas foram ficando abandonadas e sem manutenção. Mas meu pai não deixou de gostar da cidade e resolveu construir uma casa num bairro próximo do rio”, diz.

Em 2007, Ariovaldo comprou outro terreno próximo à casa – o empreendimento tem 3.500 m2 em média – e se propôs a construir uma pousada para que Iacanga voltasse a ter atrações como antes. Aos poucos, ele foi construindo o Green Village Resort e no final de 2009 já o apresentava à família.

“No final de 2009, ele estava pronto, mas ainda sem funcionar, já que faltavam alguns detalhes para tal, como contratação e treinamento do quadro hoteleiro, documentações, etc”, prossegue Bruno.

Agora está tudo pronto, perfeito para atender o público do Interior. “Nossa publicidade está sendo de boca a boca. E temos certeza que quem nos visitar vai sair satisfeito. Esperamos atender a expectativa dos clientes que quiserem conhecer Iacanga, seus atrativos turísticos e o nosso resort”, conclui.

____________________

Saiba mais

O Green Vilage Resort fica a 30 km do Aeroporto Bauru-Arealva, às margens do rio Ribeirão Claro. A cidade de Iacanga fez história nos grandes eventos nacionais. A festa do peão, realizada em abril, no mês de aniversário da cidade é muito frequentada.

O Green Village Resort oferece a tranquilidade do campo, pesca esportiva, esportes aquáticos, boa alimentação e lazer total para as famílias. Conta com 16 chalés equipados (se o hóspede quiser, pode cozinhar durante a estada).

O resort oferece fitness, lanchonete, delivery (para grupos e hóspedes oferece churrasco de costela de chão e comida feita em fogão à lenha).

• Serviço

Alameda Francisco Afonso Ribeiro, 103, Jardim Praia do Sonho, Iacanga. Telefone (14) 3294-3581. Site www. greenvillageresort.com.br.

Comentários

Comentários