Auto Mercado

Dr. Automóvel: Levantamento correto de veículos

Consultoria: Marcos Serra Negra Camerini*
| Tempo de leitura: 4 min

Determinados aspectos do nosso dia a dia nos passam despercebidos e, mesmo assim, não deixam de ser importantes. Algumas observações feitas pelos leitores podem gerar bons assuntos de discussão, sobre coisas que talvez nunca tivéssemos dedicado tempo para pensar a respeito. Nosso amigo leitor Paulo César Simões nos pergunta sobre a forma correta de levantamento de um veículo. Ele observa que “nas concessionárias o carro é levantado por inteiro, enquanto que em outras oficinas menores ainda usam um macaco jacaré”. Pergunta ele se isto é correto, se não danifica o monobloco ou empena o eixo e a estrutura do carro.

Na verdade, o que acontece com o carro é que todo seu peso foi projetado para ser apoiado pelos pneus no solo, através da suspensão. Isto quer dizer que se precisarmos levantar o carro, a posição ideal seria levantá-lo pelas rodas, o que é impraticável. Assim, considerando que o veículo deva ser levantado regularmente para manutenção, os fabricantes reforçaram pontos estratégicos do assoalho para resistir ao esforço.

Estes locais são identificados no manual do proprietário e facilmente encontrados sob o assoalho, sendo quatro pontos principais: dois logo atrás das caixas de roda dianteiras e outros dois logo à frente das caixas de roda traseiras. Sempre ficam em posição entre eixos para uma melhor distribuição de carga.

As concessionárias e as boas oficinas usam o elevador que tem quatro braços, sendo dois de cada lado do veículo, que o suportam através dos quatro pontos de apoio descritos anteriormente. Desta forma, o carro sobe por igual, sem torção do monobloco. É a forma correta de elevar um veículo para que a manutenção seja feita por baixo por um mecânico em pé.

Para pequenas elevações como na troca de um pneu, por exemplo, não é necessário levantar o carro todo. Tanto é que se pode usar um macaco simples que vem junto com o estepe, e nós mesmo podemos (e devemos...) trocar o pneu sem problemas na estrada. A torção do monobloco nesta situação é perfeitamente aceitável por estar apoiado sobre a suspensão. O correto é colocar o macaco no apoio mais próximo da roda a ser trocada e levantar o carro até o pneu desencostar por completo do chão. Não precisa levantar um palmo acima, como alguns fazem. Assim, reduz-se a possibilidade de torção da carroceria, aumentando a segurança e facilitando a troca da roda, já que não tem que levantá-la muito.

O que é totalmente contra indicado é levantar o carro pelo meio da lateral, de forma a tirar as duas rodas de um lado ao mesmo tempo. Isto é altamente inseguro e pode ocasionar acidentes. Muitos se valem deste expediente para “ganhar tempo” ao fazer o rodízio simultâneo dos pneus, o que é uma grande burrice. O certo é levantar uma roda, calçar o carro com um cavalete, retirar o macaco e levantar a outra roda. Aí sim proceder a troca das rodas.

Algumas oficinas “meia boca”, como frisou o Paulo Cesar em seu e-mail, usam o macaco jacaré para executar o serviço, mas isto não é de todo errado, dependendo do serviço a ser feito. Se o mecânico trabalhar fora do carro basta o macaco, mas se precisar permanecer embaixo do carro durante a manutenção, deverá substituir o macaco por cavaletes fixos, por segurança. Elevar demais o carro de um lado só pode realmente forçar a estrutura e levar a um empenamento, portanto se precisar levantar um carro para trabalhar embaixo, use cavaletes e trabalhe deitado, ou então use um elevador e trabalhe em pé.

Quanto a colocar o macaco jacaré sob um eixo e fazer o levantamento, também não está errado. Se o veículo tiver um eixo rígido com um diferencial no meio, como uma picape, por exemplo, o indicado é apoiar o macaco diretamente sob o diferencial e levantar toda a traseira. Nunca apóie o macaco diretamente sobre o semi-eixo de um veículo com tração dianteira, pois fatalmente o empenará. Se precisar levantar a frente toda ao mesmo tempo, procure se há algum ponto de apoio no conjunto motriz dianteiro, como o suporte inferior dos braços da suspensão dianteira e tente por aí. Se estiver em dúvida não tente, para não prejudicar nada. Levante uma roda com o macaco e a calce sob a bandeja inferior da suspensão, aí levante a outra roda e faça o mesmo. Considere sempre em primeiro lugar a sua segurança e depois a integridade do carro.

Comentários

Comentários