Há um ano, falamos nesta mesma coluna sobre a tendência de substituição das lâmpadas do carro por leds (LED é a sigla de Light Emiting Diode ou diodo emissor de luz) a realidade atual é que seu uso seja cada vez mais diversificado, e não é mais tão raro encontrarmos lanternas manuais e até chaveiros com iluminação por led. Como foi dito naquela matéria, os leds na cor branca são invenção recente, daí seu desenvolvimento ter sido maior agora. No início a Audi alemã desenvolveu para o modelo A8 um farol usando lâmpadas de xenon nos fachos alto e baixos as lanternas frontais com leds. Hoje os leds já estão sendo usados em projetos completos do farol, substituindo completamente as lâmpadas tradicionais.
Uma das enormes vantagens do uso de leds ao invés de lâmpadas convencionais começa pela característica do led emitir apenas luz e não calor, que é um subproduto de qualquer lâmpada. Isto permite que o refletor possa ser feito de material mais simples e barato, pois não corre o risco de se deformar ou derreter pelo calor.
Outra vantagem é o baixíssimo consumo de energia para acender um led. Nos países escandinavos, por serem frios, é obrigatório trafegar com as lanternas e faróis acesos o dia todo. No restante da Europa é facultativo, mas a tendência é que também se torne obrigatório em breve. Manter os faróis acesos requer energia da bateria, que precisa ser recarregada pelo alternador e este retira energia cinética do motor para gerar a energia elétrica, fazendo com que o motor gaste mais combustível. Como hoje qualquer economia de combustível também economiza emissões de poluentes, o uso de leds que consomem pouca energia é bem vindo.
A tecnologia de produção de leds permite fazer com que o produto se torne cada vez mais acessível e versátil, mas seu custo ainda é bem mais alto do que o de uma lâmpada convencional. Mas, em contrapartida, o led tem uma vida útil estimada em 10 anos (praticamente a mesma vida do carro antes de precisar de uma boa reforma) e é mais resistente à quebra, pois é revestida de plástico rígido e não de vidro, como nas lâmpadas.
O led tem outra vantagem inerente à sua forma construtiva, que é a capacidade de emitir naturalmente a luz para frente, tendo apenas 10 a 20% de dispersão lateral de luz, contra 40 a 60% de dispersão de suas primas lâmpadas. Isto ajuda a minimizar o s refletores, tornando-os mais adequados à criação de novas formas pelos estilistas e engenheiros.
O refletor de led é gerenciado por um sistema computadorizado que recebe ordens, controla as funções e libera energia para as pastilhas de led, dispostas em uma placa impressa. Uma placa pode conter de um a centenas de leds alocados de várias formas. O led é feito de diodos dispostos em sanduíche, feitos de material semicondutor com impurezas (assim chamados os elementos químicos agregados ao material semicondutor que darão a cor característica vermelha, azul, amarela, verde, laranja ou branca, as mais comuns). A liberação de luz se dá pela passagem dos elétrons dentro do sanduíche, quando submetidos a uma corrente elétrica. O facho de luz é direcionado pelo encapsulamento de plástico.
Nas lanternas tanto dianteiras quanto traseiras, seu uso torna-se mais comum hoje em dia. Pela alta luminosidade emitida, são facilmente reconhecidos os carros que os usam. Outra vantagem que os leds proporcionam é que com mais circuitos embutidos dentro as cápsula de plástico, o led pode assumir outras cores. Isto já é usado até em equipamentos elétricos sujeitos a recarga, onde as cores vermelho, amarelo e verde indicam o estado de carga da bateria. Nas lanternas traseiras de um automóvel, por exemplo, pode-se agregar em um mesmo grupo de leds as funções de lanterna (vermelho fraco), luz de freio (vermelho forte), luz de ré (branca) e pisca (amarelo), que podem acender individual ou simultaneamente, gerenciado pelo sistema controlador. A disposição dos leds na placa pode permitir a composição de desenhos de luzes não aparentes quando desligados, por exemplo: quando se acende a lanterna, aparecem 50% dos leds acesos vermelhos e ao pisar no freio, acendem 100%. Se ligarmos o pisca-pisca, acenderá um triângulo amarelo do lado desejado, independente de estar ligada a lanterna ou o freio. Ao engatar a ré, acende um retângulo branco. São infinitas as possibilidades de criação.