O edifício Califórnia, o único residencial na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (90 quilômetros de Bauru), está sendo construído há mais de 20 anos. A empresa que começou a construção faliu e os condôminos, atualmente quatro, assumiram a direção.
Um dos investidores junto com um sócio possui 11 apartamentos, o empresário Jorge Luiz Raymundo acredita que até o final do ano a obra será concluída e finalmente ele poderá locar e morar no prédio de 15 pavimentos com um apartamento por andar. “Só falta pintura e passar sinteco no chão.”
O empresário, do ramo da construção civil , explica que além dele e do sócio, existem mais dois proprietários, cada um deles com dois apartamentos. “Muitos condôminos desistiram, outros morreram e alguns venderam. Enfrentamos planos econômicos que desmotivaram os investidores. A obra começou no Plano Cruzado.”
Raymundo lembra que quando for inaugurado, o prédio será o único residencial da cidade. “Eu acredito que cada apartamento poderá ser alugado por aproximadamente R$ 1,5 mil. São 232 metros quadrados. Tem piscina e duas vagas na garagem.”
Na opinião do investidor, há demanda reprimida para locação no município. “Tem muita gente que retorna da Capital e quer morar em prédio, pela segurança. Há ainda, funcionários das usinas de álcool da região que procuram apartamentos. Tenho sido consultado.”
Ele calcula que cada um dos pavimentos teve um custo aproximado de R$ 800 mil para quem caminhou desde o início da obra. “Eu paguei mais barato porque muitos investidores não acreditaram e desistiram no meio do caminho.”
____________________
Pederneiras vai ter novas moradias verticais no próximo ano
Em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru), há um prédio residencial com mais de 20 anos e outro empreendimento em construção. O edifício residencial tem 12 andares e é de alto padrão, explica a engenheira do departamento municipal de Desenvolvimento Urbano, Marta Fulani Camilo.
Segundo ela, o novo residencial deve ser entregue no próximo ano e fica na entrada da cidade. São 12 andares. A obra ficou parada por um tempo, porque alguns investidores desistiram, mas foi retomada. Em Garça (70 quilômetros de Bauru), segundo a prefeitura da cidade, há três prédios residenciais, todos construídos há um bom tempo. Não há lançamentos e nem pedidos para novas construções verticais.
____________________
Bariri tem lei restritiva para construir edifícios no Centro
No município de Bariri (56 quilômetros de Bauru) uma lei municipal proíbe a construção de edifícios com mais de cinco pavimentos na área residencial. Prédios com mais de cinco andares só na área central, a não ser que os moradores das imediações autorizem.
Segundo o chefe do departamento de engenharia da Secretaria de Obras, Márcio Rogério Nascimento, para a construção de edifícios na área residencial da cidade é preciso que a construtora consiga autorização da maioria dos moradores em uma faixa de 300 metros, ao redor do terreno escolhido para a implantação do prédio. “Com as cartas assinadas, nós damos a autorização e a construção segue normal.”
De acordo com ele, em Bariri tem um único edifício residencial que já tem mais de 10 anos. “Não temos novos empreendimentos a serem instalados.” Ele nega que a lei seja um obstáculo para as construtoras. “Nem muitos estudos e pesquisas, mas de concreto nada.”
Ele diz que não acredita que seja a lei municipal que atrapalhe as construtoras. “Não acredito que em função da lei as construtoras desistam. Mesmo porque os lugares que eles pedem não são áreas impedidas.”
Nascimento enfatiza que na cidade não há nem prédios do Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), comum nos grandes centros urbanos. “Tem muito imóvel em construção da Minha Casa, Minha Vida. Novos loteamentos sendo instalados, mas edifícios, nenhum.”