Um avião da empresa aérea Passaredo, modelo Embraer 120 Brasília, fez pouso de emergência às 12h31 da tarde de ontem no aeroporto Moussa Tobias, em Bauru. Um dos dois motores da aeronave, que havia saído de Presidente Prudente com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, apresentou problema e teve que ser desligado durante o voo. Ninguém saiu ferido.
O piloto, então, desviou a rota e pousou no aeroporto mais próximo, o de Bauru. Em nota à imprensa, a Passaredo informou que o problema em um dos motores foi decorrente da queda do nível de óleo. O voo 2350 havia partido da cidade de Presidente Prudente, faria escala em Marília e seguiria para o aeroporto de Guarulhos. É o segundo pouso forçado em menos de um mês (leia mais nesta página)
Oscar Filho, humorista do programa CQC da emissora Bandeirantes, era um dos 28 passageiros que estavam a bordo da aeronave da Passaredo quando o problema aconteceu. “Eu estava sentado na poltrona bem ao lado da hélice desse motor e, de repente, eu vi que ela parou de funcionar. Chamei imediatamente o responsável e mostrei o que estava acontecento. Até gravei um vídeo”, relatou ao Jornal da Cidade.
Por volta das 14h35, outro avião da Passaredo chegou ao Moussa Tobias e levou os 28 passageiros do voo 2350 para o aeroporto de Guarulhos. A previsão antes da falha de um dos motores era de chegar ao destino às 13h.
Logo depois do incidente, o humorista postou mensagem em sua página de relacionamentos da Internet sobre a pane no motor, inclusive o vídeo que fez do momento em que a hélice parou. “Tava em Marília e houve um vôo forçado em Bauru porque uma das hélices parou de funcionar! Altas emoções”, escreveu. Logo depois de pegar o avião suplente postou outro relato. “Arranjaram um avião pra gente e já to no táxi em SP” (sic).
Depois do pouso de emergência, uma equipe técnica da Passaredo chegou ao Moussa Tobias para apurar as causas da queda do nível de óleo. A assessoria de imprensa da empresa não informou quanto tempo vai demorar o conserto da aeronave e se ela sairia ainda ontem do Moussa Tobias.
O pouso de emergência nada influenciou no tráfego aéreo do aeroporto. Todos os voos estavam chegando e saindo normalmente, pois a aeronave com problemas estava isolada da pista de pouso.
____________________
Segundo caso no mês
O pouso de emergência do avião da Passaredo ontem no aeroporto Moussa Tobias, em Bauru, foi o segundo em menos de um mês. O primeiro aconteceu no dia 3 de agosto, com um avião da Pantanal, provocado por um problema mecânico no trem de pouso. Na ocasião, apesar do susto, nenhuma pessoa ficou ferida, mas a pista do aeroporto ficou interditada por oito horas, o que cancelou 14 pousos e decolagens no local. A aeronave demorou três dias para deixar o aeroporto Moussa Tobias e seguir para o centro tecnológico da TAM que fica na cidade de São Carlos.
____________________
Efeitos
Os efeitos da exposição ao gás lacrimogêneo são reações involuntárias de lacrimação com uma forte sensação de queimadura nas terminações nervosas da pele. Coceiras, inflamações, dor de cabeça, leve vertigem, sensação de insuficiência respiratória são os efeitos mais comuns.
Antes do treinamento, cerca de 20 policiais da Força Tática doaram sangue no Hemonúcleo de Bauru. Como o JC divulgou na semana passada, por causa do frio, que espantou os doadores, o estoque está reduzido.