Cada carro tem um tipo de carroceria que lhe dá as características para as quais foi projetado. Pode ser um veículo de carga, de passeio, de passageiros, aberto, fechado, etc. A dúvida que sempre surge é como classificar corretamente um veículo? Quais as diferenças de nomenclatura para cada tipo? Foi depois de um oportuno comentário seguido da pergunta do nosso amigo Fred La Rocca, que queria saber por que todo mundo chama qualquer veículo pequeno fechado de carga ou automóvel mais familiar como “perua”, quando existem tantas definições diferentes para cada modelo, que me ocorreu de explicar as diferenças. Realmente o povo confunde uma verdadeira perua com uma van, furgão ou SUV, mas está errado.
Falando apenas de veículos leves, podemos classificar as carrocerias como:
Hatchback – quando a traseira é truncada, com caída pronunciada quase vertical, sem portamalas saliente e a porta traseira abre para cima como uma escotilha (daí o nome). Podem ter 3 ou 5 portas, incluindo a traseira, exemplo Ford Ka, GM Celta, Fiat Palio;
Sedan – carroceria composta de volumes claros e definidos, como compartimento do motor, habitáculo e portamalas. É o tipo mais comum e pode ser ainda classificado de: Notchback (ou três volumes), quando o portamalas for completamente saliente (como nos Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Vectra); Fastback (ou dois volumes e meio), quando o portamalas for metade incorporado internamente e metade saliente, o vidro traseiro com caída mais suave em direção à traseira, como nos Passat antigos. A rigor, um Fastback tem o vidro traseiro fixo à carroceria e tampa do portamalas independente. Se o vidro e a tampa forem acoplados como uma porta traseira inclinada, o correto é chamá-lo de Liftback;
Coupé ou cupê – são na verdade sedans de 2 portas e traseira inclinada, como o Opala 2 portas antigo e o belo Peugeot 406, por exemplo. É uma definição muito controversa, pois as fábricas definem como cupê alguns sedans fastback, enquanto a definição oficial da SAE (Society of Automotive Engineers) define um cupê como um esportivo de 2 lugares e pouquíssimo espaço atrás dos bancos, como no Porsche 911 e os demais grandes esportivos;
Station Wagon ou SW – São basicamente sedans com o habitáculo alongado sobre o portamalas, aumentando significativamente a capacidade de carga dentro do automóvel. Exemplos clássicos são o Opala Caravan, Ford Belina, Toyota Fielder, VW Parati, Palio Weekend, etc. Aí é que surgem as confusões citadas pelo Fred. Estas são as verdadeiras “peruas”, sempre derivadas de sedans. Não as confunda com van, furgão ou qualquer outra.
Van – são veículos de transporte de vários passageiros, baseados em plataforma ou chassis de carros de passeio. Exemplos são a VW Kombi, Kia Besta, Mercedes Benz Sprinter, Fiat Ducato. Tem ambas as laterais envidraçadas e várias filas de bancos para os passageiros.
Furgão – são as mesmas vans, destinadas apenas ao transporte de carga. Dispõem de 2 bancos na frente para motorista e ajudante e muito espaço para carga, sem os vidros laterais.
Minivan – é uma definição moderna para uma SW monovolume e compacta com muito espaço interno. Exemplos são GM Zafira e Meriva, VW Fox, Fiat Idea, Renault Scénic;
Conversível – Carrocerias com capota rígida removível/retrátil ou de lona dobrável. Se a capota for totalmente removida, é também chamado de Cabriolet. Se for apenas o teto removido e o vidro traseiro mantido fixo é um Targa, como em alguns Porsche e Ferrari;
Roadster – originalmente eram carros esporte de 2 lugares e parabrisa rebatível, mas hoje se usa para veículos conversíveis de apelo mais esportivo como BMW Z4, por exemplo;
SUV – sigla de Sport Utility Vehicle, são os utilitários esportivos, derivados de grandes picapes com motorização e suspensão esportivas, com tração e boa agilidade fora de estrada. Exemplos GM Blazer, Mitsubishi Pajero, Nissan Pathfinder, Hyundai Tucson;
Pick up ou picape – veículos de carga com 2 lugares no habitáculo fechado e caçamba externa para carga. Podem ser derivadas de automóveis, como a VW Saveiro, Fiat Strada;
Crossover – São SW urbanas com características fora de estrada, como Palio Weekend Adventure, VW Crossfox. Não tem tração integral, apenas aparência e suspensão elevada.