Urubici - Sensação térmica de 27ºC negativos, uma cachoeira congelada e pelo menos duas mortes, possivelmente em razão do frio. Tudo consequência da passagem de uma massa de ar frio pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Anteontem, ao menos 20 cidades da região Sul tiveram temperaturas negativas. Além de Urubici e São Joaquim, em Santa Catarina, onde nevou anteontem, houve registro de neve na madrugada de ontem em pelo menos mais quatro cidades do Sul do País, como em Joaçaba (SC), Herval do Oeste (SC), Bom Jesus (RS) e Cambará do Sul (RS).
Em Urupema (SC), a cachoeira do morro das Torres, um dos principais pontos turísticos da cidade, congelou. Uribici amanheceu com a temperatura de -4,3ºC e ventos de 90 km/h, o que deixou a sensação térmica de -27ºC, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de SC (Ciram).
Na serra gaúcha, a combinação dos ventos fortes com as baixas temperaturas causou uma sensação térmica de -10ºC. A temperatura mínima registrada no Estado foi de -2,7ºC, em São José dos Ausentes, onde os ventos chegaram a 85km/h. Já no Paraná, o distrito de Entre Rios registrou -3,4ºC.
Pelo menos duas pessoas podem ter morrido devido ao frio: em Campo Grande (MS) e em Bagé (RS). As vítimas eram homens de 42 anos.
Em muitas localidades da região serrana catarinense o branco do gelo predominou na paisagem dos campos. Em Urupema, o sincelo, fenômeno raro no Brasil e que ocorre apenas nas serras catarinense e gaúcha, deu um espetáculo aparte e encantou turistas que confundiram com a neve. O fenômeno acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2°C a -8°C e resulta no congelamento das gotas de água em suspensão quando em contato com a superfície, produzindo o efeito de uma nevasca.
O frio intenso fez com que fossem suspensas as aulas nas escolas da rede municipal de São Joaquim e Urupema. Pelo menos 2.750 estudantes ficaram em casa por causa do frio. São Joaquim amanheceu com temperatura de -3,2ºC.
O frio deve continuar na manhã de hoje, quando as temperaturas mínimas diminuem ainda mais nos Estados - a previsão é de -4ºC na serra catarinense- e há risco de geada.