Regional

Pedágio tem nova tarifa a partir de hoje

Por Da Redação | Com José Maria Tomazela
| Tempo de leitura: 4 min

Os novos valores dos pedágios das rodovias paulistas já estão em vigor a partir de hoje. O percentual maior é para as 12 concessões mais antigas, da década de 1990, reajuste de 9,77%. Na região de Bauru estão nesse caso a rodovia João Ribeiro de Barros (SP-225, a Bauru-Jaú) e a Engenheiro Paulo Nilo Romano que liga Jaú a Dois Córregos. As concessões a partir de 2008, como é o caso dos trechos leste e oeste da rodovia Marechal Rondon e Corredor Raposo Tavares, o índice é de 6,55%.

A rodovia Castelo Branco tem dois pedágios entre os mais caros do estado (kms 128 a 208) em Itatinga e Quadra de R$ 9,90. Uma viagem de Bauru a São Paulo passou de R$ 46,30 para R$ 50,70. É esse o custo pelas oito praças de pedágios que é necessário o motorista passar para chegar à capital.

A viagem de Bauru a Dois Córregos se o motorista decidir fazer o percurso pela SP-225 vai passar de R$ 18,60 para R$ 20,50 pelas três praças (Jaú, Brotas e Dois Córregos).

Quem for de Bauru para Araçatuba vai gastar R$ 16,60 para passar pela quatro praças de pedágios. O governo do Estado decidiu não unificar o índice este ano. A ideia é ano que vem todas as estradas usar como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), normalmente mais baixo que os demais, mas usado apenas em seis das 18 rodovias sob concessão.

Na região, a tarifa das concessões da Rodovias Tietê, ViaRondon e Cart vão ter reajuste médio de 6,55%. Uma viagem de Bauru a Ourinhos passou de R$ 11 para R$ 11,80. Quem for para Ribeirão Preto, o pedágio na Antonio Machado Sant?anna, em Guatapará, passa de R$ 10 para R$ 11, entre os mais caros do Estado. O preço com a tarifa mais alta é na Anchieta-Imigrantes: R$ 20,10.

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Praça de Botucatu arrecada R$ 726 mil


A praça de pedágio de Botucatu repassou de Imposto Sobre Serviço (ISS) à prefeitura de Botucatu a quantia de R$ 726,2 mil este ano. Só no ano passado entraram nos cofres municipais do município R$ 1,7 milhão. As cidades localizadas no entorno das rodovias têm direito ao imposto sobre serviços. Os valores são calculados pela extensão da rodovia do município e onde está a praça de pedágio.

Levantamento feito pelo JC com base nos dados fornecidos pela Artesp (agência de transporte) demonstra que Jaú arrecadou R$ 402 mil neste ano de imposto que tem direito na cobrança de pedágio ? em 2010 nos 12 meses foram R$ 936.978,14. Lençóis Paulista recebeu R$ 274.919,49 nos quatro primeiros meses de 2011, mas no ano passado a receita total foi de R$ 671.617,31. Pederneiras arrecadou R$ 290.479,83 (R$ 676 mil em 2010).

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Alckmin admite dificuldade na revisão


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu ontem que a revisão nas tarifas de pedágio das estradas paulistas é uma negociação difícil. Hoje, os motoristas já pagam mais para rodar nas rodovias pedagiadas do Estado de São Paulo.

Alckmin disse ter conseguido a troca do índice do reajuste maior, dos contratos antigos, pelo mais baixo, dos novos contratos, mas a alteração só valerá a partir do próximo ano. "Foi uma negociação difícil, dura, mas conseguimos mudar."

A partir de 2012, segundo Alckmin, todas as tarifas passam a ser reajustadas pelo IPCA. Falta ainda rever os contratos para tentar uma redução nominal nas tarifas, promessa de campanha do governador. O tucano disse que o Estado contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para analisar, no segundo semestre, o equilíbrio econômico financeiro dos contratos. Depois de concluído o estudo, pode haver margem para redução de tarifas, de acordo com o governador. "Não podemos fazer isso desrespeitando o contrato, dando margem para que as empresas recorram à justiça, o que poderia gerar condenações a serem pagas, no futuro, pelo contribuinte."

Cobrado pelo aumento acima da inflação nos pedágios até pelos prefeitos de seu partido, Alckmin disse que o modelo de concessão de São Paulo possibilita que os grandes investimentos na ampliação da malha sejam feitos sem dinheiro público. "Temos as melhores rodovias do País, tanto na estrutura quanto no atendimento ao usuário. Isso é importante para reduzir acidentes."

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