Bairros

Unesp e Secretaria de Agricultura fazem experimento com abacaxi

Da Redação
| Tempo de leitura: 1 min

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra) realizam amanhã, às 8h, na Estância Primavera (próximo ao Patrimônio Rio Verde), a montagem de um experimento com o uso de filme plástico na cultura do abacaxi.

O sistema, chamado de Mulching, é o revestimento do canteiro com filme plástico para proteger o solo, o sistema radicular das plantas e evitar o crescimento de ervas daninhas. Neste sistema é usado principalmente o plástico preto no cultivo de alface, morango, tomate e melão, e agora seu desempenho será avaliado no plástico de cor prata na cultura do abacaxi.

Esta técnica de forração plástica, segundo os pesquisadores, evita a lixiviação (extração de uma substância da terra pelas chuvas), economiza nutrientes do solo, retém a umidade, melhora a amplitude térmica e mantém os frutos limpos.

O secretário da Sagra, José Carlos Zito Garcia, entende que é muito importante a parceria com a Unesp para a realização do experimento, "porque esta prática pode garantir um aumento considerável na produção, melhora da qualidade do abacaxi e precocidade da colheita".

As empresas parceiras neste experimento são a Eletro Plastic, fornecedora do filme plástico, e a Agrobras, fabricante do equipamento de aplicação do filme plástico.

O evento é gratuito a produtores rurais em geral. Interessados em participar podem se inscrever até o final da tarde de hoje na sede administrativa da Sagra, pelo telefone (14) 3214-4255 ou na sede operacional, em Tibiriçá, pelo telefone (14) 3279-1218.

Comentários

Comentários