Morreu anteontem à noite, em São Paulo, o ator e humorista paulistano Marcos Plonka, aos 71 anos, após sofrer um infarto durante um jantar. O humorista foi enterrado no Cemitério Israelita de Embu das Artes, na Grande São Paulo, às 10h de ontem. Ele deixa a sua esposa, dois filhos e dois netos.
Plonka trabalhou no cinema e na TV e ficou conhecido como o judeu Samuel Blaustein nos humorísticos "Escolinha do Professor Raimundo" e "Escolinha do Gugu", entre outros, onde cunhou o bordão "Fazemos qualquer negócio".
Nascido numa família judaica, o paulistano Plonka é descendente de poloneses e começou sua carreira na extinta TV Tupi, nos anos 60, onde fez novelas como "Nino, o Italianinho" (1969-1970), de Geraldo Vietri e Walter Negrão. Como ator, ele fez 25 novelas, quase todas na TV Tupi. As duas últimas foram "Sangue do Meu Sangue", do SBT, de 1995 e "Olhai os Lírios do Campo", da Globo, de 1980.
Artistas lamentam
"Ainda estou nos EUA e lamento profundamente nao poder estar no Brasil para prestar minha última homenagem ao queridíssimo Marcos Plonka. O Brasil perde uma das maiores figuras do humor nacional. Logo que lançamos a ?Escolinha do Gugu?, ele imediatamente se prontificou a ensinar-me os "segredos" de se fazer humor na TV. Me deu preciosos conselhos. Grande colega, descanse em paz!", disser Gugu Liberato.
"Sempre fomos muito ligados. Estou muito triste. Mas costumo dizer que hoje está mais engraçado lá em cima do que aqui em baixo", afirmou o humorista Castrinho.
"Descanse em paz Marcos Plonka e obrigado por tantas alegrias.". Tom Cavalcante, no Twitter. "Vá em paz, Marcos Plonka (quem nos deixa saudades de momentos alegres tem o caminho aberto para Deus)." - Mauricio de Sousa, cartunista, no Twitter. "Os meus sentimentos à família de Marcos Plonka! Um grande humorista que tive o privilégio de conhecer! Vai deixar muita saudade!" - Sheila Carvalho, que trabalhou com Planko na "Escolinha do Gugu", no Twitter.
"O céu ficará mais bonito, recebeu uma estrela: o Samuel Blaustein da Escolinha, que vai brilhar muito e contar boas histórias no céu!", afirmou Geisy Arruda, colega de Plonka na "Escolinha do Gugu", pelo Twitter.
Em Bauru
Plonka, que também era assessor de comunicação da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), tinha permanentes contatos com Bauru e relações de amizade na redação do JC, onde esteve em várias ocasiões.