Geral

Agudos tenta atrair empresas de Bauru

Da Redação
| Tempo de leitura: 3 min

Em meio à corrida que cidades do Interior travam para a geração de novos empregos e maior arrecadação de impostos, Agudos (13 quilômetros de Bauru) tenta atrair a atenção de grandes empresas bauruenses. Na última segunda-feira, a Câmara de Vereadores da cidade vizinha aprovou a venda de um terreno para arrecadar valores que serão destinados à compra de uma área destinada à criação de um novo parque industrial.

 

Na ocasião, o vereador Auro Octaviani chegou a citar possível instalação na cidade de filiais de empresas bauruenses como a Sukest (indústria de alimentos) e Plasútil (fabricante de utilidades domésticas em plástico) para que a oposição aprovasse a venda do prédio de uma antiga empresa local. 

 

Para convencer os colegas, o vereador disse que com o valor da venda seria possível ao município adquirir uma área maior para a implantação de um novo parque industrial, já que os existentes estão lotados. Auro chegou a dizer que não queria citar possíveis nomes, já que há uma concorrência por parte de outros municípios. Entretanto, diante do possível “voto contrário” por parte da oposição, acabou revelando alguns. 

 

Contudo, enfatizou que ainda existem apenas conversas, assim como com outras organizações (Ford, Nestlé, Volkswagen) que também estariam interessadas em se instalar na cidade.

 

O secretário de Obras de Agudos, Carlos Octaviani, diz que “o município está disposto a receber outras empresas interessadas na geração de empregos e melhorias, mas ainda não há nada concreto e finalizado, apenas conversas e expectativas”.

 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sukest, que declarou o desconhecimento do fato. Ao JC, por telefone, foi relatado que não há interesse por parte da direção da empresa em sair de Bauru e que não existem conversas para a instalação de uma unidade em Agudos.

 

A Plasútil, em comunicado oficial enviado por sua assessoria de imprensa, também desmentiu uma possível saída de Bauru. “A Plasútil, empresa instalada no Distrito Industrial I de Bauru há 25 anos, esclarece que não tem nenhuma intenção de transferir suas atividades para qualquer outro município”, diz a nota.

 

Segundo o diretor-presidente da empresa, Marco Antônio Pereira da Silva, há alguns anos a Plasútil vem fazendo planos para expandir sua atuação com a instalação de uma nova unidade. “A primeira opção foi a de fazer a ampliação em Bauru, sua cidade-sede e onde a empresa sempre obteve apoio dos poderes Executivo e Legislativo para concretizar seus planos de crescimento”. Porém, após várias consultas junto ao poder público, teria sido constatado que não existe área disponível que se encaixe às necessidades do projeto.

 

“Durante os estudos que vêm sendo feitos, surgiu a possibilidade de instalar uma unidade em Agudos, assim como outros municípios da região foram avaliados. Pelo fato de Agudos ser uma ‘cidade-irmã’ de Bauru, essa possibilidade vem sendo avaliada como uma importante estratégia para reforçar a atuação da Plasútil em todo o País. Porém, no momento, tudo se resume a estudos preliminares. Não existe nada definido.”

 

O diretor-presidente também frisou que, “independentemente do momento em que for definida a estratégia de ampliação da empresa, isso não implicará em alterações nas atividades desenvolvidas na fábrica em Bauru. Qualquer projeto que venha a ser concretizado futuramente será referente a projetos de ampliação”. 

Comentários

Comentários