“Somos pequenos da Cruzada/ Terna esperança do Senhor/ Somos nós a geração formada/ Na escola do nosso Deus de Amor”. Este era um dos trechos principais do que era chamado de hino de um grupo que perdurou vários anos na Igreja Católica. Formada em sua maioria por crianças e adolescentes, na faixa etária dos oito aos catorze anos, a Cruzada Eucarística promovia a comunhão frequente entre os participantes, com o objetivo de acompanhar a formação na vida cristã, no lar e na comunidade.
Para resgatar essa época, antigos membros da Cruzada Eucarística de Bauru e região vão realizar um reencontro com direito a celebração de missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, igreja localizada na área central da cidade. A ideia é reunir a maior quantidade de pessoas possíveis. “Os antigos membros de Bauru querem saber onde estão essas pessoas que foram evangelizadas naquela época”, comentou Sônia Zonta Alberto, prestes a completar 62 anos. Ela pertenceu ao grupo quando era bem menina, na paróquia de São Sebastião, da Vila Cardia.
O reencontro deve acontecer no mês de agosto, com dia e horário a serem definidos. Um dos organizadores da confraternização é o padre Júlio César Machado, pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida. “A intenção, além da realização da missa, é fazer uma confraternização, com comes e bebes e sessões de fotos para recordar os tempos de Cruzada Eucarística”, comentou Sônia, quem sugeriu a realização do reencontro.
Segundo ela, a expectativa é reunir mais de 100 pessoas de cidades da região, como Pederneiras, Agudos, Piratininga, Duartina e Jaú. “As pessoas que participaram da Cruzada já são adultas, casaram-se, mudaram-se para outras cidades. Muitas continuam fazendo evangelizações, catequese, encontro de casais, caridade. Queremos saber por onde andam e como estão”, indica.
Serviço
Antigos membros que passaram pela Cruzada Eucarística em Bauru ou região e desejam participar do reencontro podem entrar em contato com o Santuário Nossa Senhora Aparecida pelo telefone (14) 3202-9031. O encontro ocorrerá no mês de agosto, e logo devem ser definidos dia e horário. O Santuário fica na Praça Washington Luís, 4-51, Centro.
Cruzadas do bem
Grupos de crianças e adolescentes pertencentes às Cruzadas Eucarísticas rondavam o mundo todo. No ano de 1914, no Congresso Eucarístico de Lourdes, teria surgido a ideia da Cruzada Eucarística Internacional para atender ao Papa Pio X (1903-1914), que desejava promover a comunhão frequente entre as crianças.
Foi assim que em 1916 o papa Bento XV (1914-1922) implantou a “Cruzada Eucarística das Crianças” que, após a primeira guerra mundial, se expandiu pelo mundo todo, inclusive no Brasil. No final da década de 60, a Cruzada passou a chamar-se Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).
“Eu tenho boas recordações da Cruzada. Era um grupo que cativava muitas crianças com hinos e orações. Muita coisa bonita ficou dessa época. Participávamos de passeios, encontros entre igrejas”, sublinha Sônia. “E nós usávamos uma roupinha branca com fita amarela que cruzava o peito. Essa fita variava de acordo com a fase que cada um estava na Cruzada”, recorda.
Após a infância, os participantes da Cruzada Eucarística se dividiam. Os meninos passavam a frequentar a Congregação Mariana e eram conhecidos como “Marianos”. Já as meninas eram incluídas no grupo chamado “Filhas de Maria”. “Quando passei para esse grupo, comecei a catequizar os membros mais novos”, conta Sônia.