Divulgação |
|
Alex Alves ganhou projeção na carreira após sagrar-se vice-campeão brasileiro pelo Vitória em 1993 |
O ex-atacante Alex Alves, de 37 anos, revelado nas categorias de base do Vitória e com passagens por Palmeiras e Cruzeiro, morreu na manhã desta quarta-feira (14), em Jaú (47 quilômetros de Bauru). Ele estava internado no hospital Amaral Carvalho.
A Fundação Amaral Carvalho (FAC) em nota oficial, informou que o Alex Alves morreu por falência de múltiplos órgãos após transplante de medula óssea.
De acordo com um dos coordenadores do Serviço de Transplante de Medula Óssea, Mair Pedro de Souza, a primeira consulta de Alex Alves no HAC foi em 18 de setembro deste ano. No dia seguinte, ele foi internado com o diagnóstico de uma doença rara, própria da medula óssea, chamada de Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), diferente do que foi noticiado de que o ex-jogador teria leucemia.
Um dos tratamentos indicados para a doença é o transplante de medula óssea, procedimento pelo qual o ex-atleta passou no dia 5 de outubro, sendo um de seus irmãos o doador compatível da medula. O transplante foi realizado exclusivamente por meio do Sistema único de Saúde (SUS), sem custos ao paciente.
Do ponto de vista médico, não houve complicações no procedimento, e em 21 de outubro ocorreu o que é chamado pelos leigos de “pega hematológica”, significa que a medula começou a funcionar no organismo.
Nos últimos dias, o paciente, que já tinha complicações orgânicas em virtude da própria doença, como disfunção hepática (fígado), apresentou alterações de pele, fígado e intestino, decorrentes da Doença do Enxerto contra o Hospedeiro.
A agressão ao organismo de Alex, promovida pela nova medula, levou à falência múltipla dos órgãos e seu falecimento.
O corpo de Alex Alves será cremado, de acordo com sua vontade. O velório será em Salvador, na Bahia, no Cemitério Jardim da Saudade. O horário ainda não foi definido. A família prefere não se pronunciar no momento.
Carreira
Alex Alves ganhou projeção na carreira após sagrar-se vice-campeão brasileiro pelo Vitória em 1993. Na sequência, se transferiu para o Palmeiras juntamente com o meia Paulo Isidoro, mas não conseguiu se firmar.
Ele se destacou em 1998, quando vestiu a camisa do Cruzeiro. O ex-jogador comemorava seus gols com um golpe de capoeira. Depois do clube mineiro, se transferiu para o Hertha Berlin (ALE).
Além do clube baiano, Cruzeiro e Palmeiras, Alex Alves também vestiu as camisas do Atlético-MG, Vasco, Juventude e Portuguesa.