A fábrica de Bebidas Belco, hoje Companhia Nacional de Bebidas Nobres (CNBN), está instalada em um parque industrial na cidade de São Manuel (69 quilômetros de Bauru). A indústria atua com quatro linhas de produtos e movimenta a economia da cidade e de alguns municípios em seu entorno.
O diretor comercial da CNBN, Richard Chamberlain, confirma que a fábrica movimenta a economia da cidade e dos municípios vizinhos. “Parte dos nossos colaboradores são de Botucatu, Agudos e Bauru. Aqui em São Manuel, também geramos vagas de trabalho e influenciamos na economia local.”
Para ele, estar no interior paulista é um aspecto positivo. “O fato de estar no interior facilita o aspecto logístico. Podemos atender todo o Estado de São Paulo e o Brasil todo. O acesso às principais vias facilita o transporte.”
De acordo com Chamberlain o carro chefe da empresa é o guaraná Belco, na linha de refrigerantes. “Temos ainda nos sabores, laranja, limão e uva, em embalagens de dois litros, 330 ml e lata. As embalagens são próprias para atender diversas ocasiões e público.”
Nessa época do ano, segundo o diretor alguns itens influenciam nas vendas de refrigerantes. A estação do ano e as festas. “O calor somado as inúmeras festas e ao 13º salário são fatores que incrementam as vendas. O aumento na demanda gira em torno de 30%, especialmente nos produtos sazonais como a água.”
O consumo maior não é sinônimo de contratações, informa o diretor. “Pelo nível de tecnologia que possuímos, aumenta a produção, mas são serviços feitos por máquinas. Se tiver contratação ela não é significativa.”
Cerveja de malte
A CNBN atua nas linhas de refrigerantes, cervejas, água mineral e energético. Atende todas as classes sociais. Tem produtos específicos para determinados segmentos da sociedade, como a cerveja Capyvariana, feita de puro malte.
“Esse produto é direcionado para os apreciadores de cerveja, público A e B. É uma cerveja mais trabalhada, não contém aditivos”, explica o Richard Chamberlain. Segundo ele, o energético que é um concentrado que vem da Finlândia, também tem público concentrado nas classes sociais A e B.