Regional

Refrigerante de Jaú é ?patrimônio?

Rita de Cássia Cornélio
| Tempo de leitura: 3 min

A marca Refrigerantes 15 deveria completar 90 anos em 2014, caso não tivesse parado a fabricação de 1980 a 93, sempre em Jaú (47 quilômetros de Bauru). 

A empresa é uma das mais tradicionais da cidade e gera 60 vagas durante o ano todo. Nessa época, costuma contratar temporários para atender a demanda que cresce em 50%.

“Dezembro é um mês atípico, nele acontece o pico das vendas. Não tem nada comparado com dezembro. A gente chega a aumentar em 50% nossas vendas, graças às festas de fim de ano. Tem muita confraternização de empresas, festa de Natal. Natal é uma data muito forte, as famílias se reúnem estejam nas classes A, B ou C. Depois tem a chegada do ano novo. Costumamos recrutar alguns colaboradores, já chegamos a recrutar de outubro a dezembro. O ideal é novembro porque temos que ter um estoque um pouco maior do que o normal,” explica o sócio proprietário Hamilton Chaves. 

De acordo com ele, a capacidade normal de estoque não atende o aumento da demanda. “Se não fizermos estoque antecipado não conseguimos atender ao volume de vendas. Fabricamos  cerca de 1 milhão e meio de litros por mês.”

O carro chefe da empresa é o Guaraná 15, informa o sócio proprietário. “Ele tem um sabor peculiar. Sabor de Interior, de infância. É um pouco mais doce do que os concorrentes. Os aromas que usamos são de grandes fornecedores e isso faz com que o produto possua um diferencial. Atendemos todas as classes sociais e faixa etária, uma vez que o refrigerante é ingerido desde a infância até a 3ª idade.”

Em Jaú, na opinião do empresário, o Guaraná 15 só tem um concorrente. “Nossa aceitação é muito grande em Jaú. Nosso concorrente é a Coca- Cola. Nossa marca é um patrimônio da cidade e o consumidor prestigia.”

Para o próximo ano, a empresa jauense planeja ampliar. “Desenvolvemos um projeto piloto em Dois Córregos. Montamos uma estrutura para atender o varejo, especialmente festas, porque a fábrica não atende o consumidor final. Só atende supermercados, bares, padaria.”

O projeto deu bons resultados e será ampliado. “Estamos planejando abrir mais um ponto de venda no varejo, desta vez em Jaú. Pretendemos abrir em janeiro de 2013. Todos os nossos produtos são 15. Além do guaraná, temos a laranja, uva, maça, cola. Além do energético que entra na categoria refrigerante. Temos embalagens de 250 ml, 350 ml, 600 ml, um litro e dois litros.”


Refrigerantes 15 ou o XV de Jaú?

O refrigerante 15 foi fundado em 1924 por Luiz Spirandeli. A empresa foi criada em outubro e o time de futebol da cidade que leva o nome de XV de Jaú,  em novembro. O dono da fábrica era diretor do time. Se há relação entre o nome da empresa e o nome do time de futebol, não há certeza, mas muito provavelmente, sim. Esta é a opinião do sócio proprietário, Hamilton Chaves.

“A família que começou era moradora de Jaú. Em 93, a família do meu sócio, Zuchiani retomou as atividades da fábrica. Estamos próximos de 20 anos, fabricamos refrigerantes e energético. Temos parceiros na cerveja e água mineral. Não sei se o nosso nome foi inspirado no time de futebol que foi fundado um mês depois da empresa.” 

Comentários

Comentários