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Duque é campeã de multas de novo

Vitor Oshiro
| Tempo de leitura: 5 min

Quioshi Goto

Avenida Duque de Caxias é campeã de multas pelo 3º ano seguido

Pelo terceiro ano seguido, o viaduto da Duque de Caxias, que passa sobre a Nações Unidas, é o campeão de autuações em Bauru. O ponto registrou mais de 28 mil multas no período.

O local está compreendido entre as quadras 13 e 16 da avenida, onde há radares fixos nos dois sentidos. No trecho, a velocidade permitida é de 50 quilômetros por hora. Contudo, o número de motoristas que ultrapassou esse limite durante os três últimos anos impressiona.

Segundo dados fornecidos pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), foram 9.262 autuações em 2012. O ano anterior registrou incríveis 11.593. Já em 2010, 7.266 motoristas foram flagrados acima da velocidade no local. Um total de 28.121, que garante ao viaduto da Duque o “reinado absoluto” no ranking de autuações e uma média de quase 10 mil multas anualmente.

Para se ter ideia do número, somando as duas outras vias com maior número de autuações nesses três anos o montante chega a apenas cerca de 21 mil (leia mais abaixo). 

A própria Polícia Militar (PM) ficou impressionada com o volume. Segundo o primeiro tenente José Sérgio de Souza, comandante do Pelotão de Trânsito da PM, a característica da via aliada à imprudência proporciona os excessos.

“Nos dois sentidos é um local de declive. Além disso, muitos motoristas querem aproveitar os sinais abertos e aceleram. Para nós, esse número é preocupante, pois o excesso de velocidade é o grande vilão do trânsito”, destaca.

O gerente técnico de infrações da Emdurb, Gustavo Cardoso, também vê com preocupação os dados. Mas ele aponta que, mesmo elevado, o volume de multas representa cerca de 1% do fluxo total que passa pela via. E a maioria dos abusos ocorre nos horários de pico.

Questionado sobre o paradoxo entre a via “entupida” e a quantidade de excessos de velocidade no pico, Cardoso explica que, mesmo com o congestionamento, os motoristas ainda abusam. “São aqueles que estão atrasados ou querem chegar mais cedo em casa”.


Pista de corrida

A quantidade de multas indica, contudo, um perigo ainda maior. Se no viaduto, que é uma área bem sinalizada acerca da presença do radar, ocorrem excessos, o restante da via é uma verdadeira “pista de corrida”.

O próprio gerente da Emdurb Gustavo Cardoso confirma o efeito colateral que já havia sido levantado pelo JC em 2010: com o recape de várias avenidas, incluindo a Duque de Caxias, os motoristas passaram a abusar ainda mais da velocidade.

“Uma estratégia é usar radares após a localização do equipamento fixo na mesma via. Isso inibe o motorista em toda a avenida”, afirma.

Já o Pelotão de Trânsito da PM afirma que intensificará a fiscalização ao longo de toda a via, inclusive com o uso do radar móvel. “Mas o que resolve mesmo é a conscientização e a educação no trânsito. É isso que o motorista precisa entender”, completa o tenente José Sérgio de Souza.


Completando o ‘pódio’

Os outros dois pontos que apresentaram o maior volume de multas em Bauru nesses últimos três foram, respectivamente, o viaduto Antônio Eufrásio de Toledo e a quadra 42 da avenida Nações Unidas. No primeiro, localizado na rua José Aiello, justamente no prolongamento da Duque de Caxias, foram registradas 12.761 multas entre 2010 e 2012.

No mesmo período, a quadra 42 da Nações Unidas flagrou 8.082 veículos acima da velocidade permitida.

Pedestres

Outra preocupação no chamado viaduto da Duque de Caxias é a grande presença de pedestres. Na localidade, há farmácia, academia e também uma faculdade. Com isso, os excessos de velocidade se tornam ainda mais perigosos.

“É realmente algo que preocupa. Nosso conselho ao pedestre é que ele atravesse sempre na faixa e que tenha muita atenção”, alerta o primeiro tenente José Sérgio de Souza, comandante do Pelotão de Trânsito da PM. 

Para especialista, radar não cumpre o objetivo

O número de multas no viaduto da Duque de Caxias denota algo objetivo para engenheiro Archimedes Azevedo Raia Júnior, doutor em Engenharia de Transportes e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “O radar não está cumprindo seu objetivo”.

Ele explica que esse montante de autuações mostra que os motoristas rodam em velocidade acima do permitido em outros trechos da avenida. 

“É preciso pensar a via como um todo. Essas multas mostram que é preciso repensar o que está sendo feito. É necessário fazer estudos ao longo da via, medição de velocidade em outros pontos e usar o radar móvel para fazer a gestão do trânsito”, aconselha.

Archimedes Raia Júnior, contudo, afirma que a luz no fim do túnel é educar. “O que precisa mesmo é investir em educação. É a única solução de verdade. Mas, é algo que fica em 3.º e 4.º plano”. 

‘Em 7 meses, já vi vários acidentes’, conta gerente de farmácia na Duque

Para quem passa pela quadra 13 ou 16 da Duque de Caxias, é comum ver os veículos freando bruscamente para “escapar” do radar. Quem observa a via o dia todo garante: essa manobra traz consequências perigosas.

É o que relata José Artur Bispo Manso, 48 anos, que é gerente de uma farmácia nas proximidades. “Em sete meses que eu estou trabalhando aqui, já vi vários acidentes. O motorista vem correndo e freia em cima do radar. Com isso, o carro de trás bate”.

Ele afirma que os maiores abusos de velocidade ocorrem à noite, mas que o radar flagra muitos motoristas que desconhecem a cidade. “Veio um pessoal de Londrina passar um tempo em Bauru. Em apenas um mês e meio, tomaram cerca de seis multas aqui neste trecho da Duque. Mas eles não conheciam a cidade. No caso do bauruense, acho que é desrespeito mesmo”, conclui José Artur Manso.

Nações Unidas é líder em acidentes

Se a Duque de Caxias é a via campeã em autuações, o posto de mais violenta fica com a Nações Unidas. De acordo com a PM, foi a via que mais registrou acidentes em 2012. A Duque aparece em segundo lugar, seguida pela Rodrigues Alves.

Apesar de não fornecer estatísticas, o tenente José Sérgio de Souza reafirma que, além do grande fluxo dessas vias, a maior parte dos acidentes é causada por falta de atenção, imprudência e excesso de velocidade.

Os acidentes, contudo, diminuíram em 2012. Foram 2.378 registros contra 2.712 em 2011, o que representa 12% menos.

Para controlar ainda mais os números nas vias citadas, a PM passou a operar com o radar móvel nas quadras 2, 5 e 26 da Nações Unidas; e na 26 da Duque de Caxias.

“Também estamos dando seguimento à operação Segura, com tolerância zero ao álcool. Mas as ações da polícia não visam somente a autuação, mas, principalmente, a conscientização”, complementa o tenente Sérgio de Souza. 

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