Limpa Geral

Campanha Limpa Geral tem início e já mobiliza moradores

Bruna Dias
| Tempo de leitura: 2 min

Malavolta Jr.

O marceneiro José Rubens Venâncio pede apoio dos bauruenses

Começou ontem a campanha Limpa Geral, que somou forças entre sociedade civil e poder público para coletar materiais inservíveis que podem servir como criadouros do mosquito da dengue. Durante todo o dia, a população de Bauru pode depositar diversos tipos de lixo em cerca de 30 caçambas que foram disponibilizadas em dez pontos da cidade (leia mais abaixo).

Depois de receber apoio de dezenas de entidades, inclusive Justiça e Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação, a Pastoral Social da Diocese Divino Espírito Santo de Bauru e o Conselho de Pastores de Bauru também aderiram à iniciativa.

A partir de segunda-feira, 20 mil encartes da campanha Limpa Geral serão distribuídos para alunos, professores e servidores da rede municipal de ensino, conforme informou Vera Casério, secretária municipal de Educação.

“Nós vamos participar da campanha de forma enfática. Vamos distribuir o encarte para os alunos, professores e servidores das escolas municipais. Em seguida os alunos pequenos serão orientados a repassar as orientações para os pais e vizinhos. Já os alunos mais velhos farão o trabalho de divulgação da campanha nas proximidades das escolas”, explicou.

União

A Pastoral Social da Diocese Divino Espírito Santo de Bauru e o Conselho de Pastores de Bauru anunciaram ontem adesão à iniciativa. O padre Enedir Moreira, que é assessor da Pastoral Social, afirmou que 15 mil encartes serão distribuídos durante as missas.

“A iniciativa deve partir de todos e nós estamos presentes com toda a sociedade. Vamos distribuir os encartes nas missas e vamos estudar como vamos orientar a população para esse descarte correto”, disse.

O mesmo será feito nas igrejas que fazem parte do Conselho de Pastores de Bauru, segundo o pastor Ubiratã Sanches, atualmente presidente da entidade. “Também queremos distribuir os 15 mil encartes nos cultos”. Ao final do dia, segundo a Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru (Asten), foram recolhidas sete toneladas de lixo das caçambas.

A campanha Limpa Geral acontece de 26 de abril a 5 de maio em Bauru. A população pode dispensar seus diversos materiais inservíveis em dez pontos


Fazendo sua parte

O marceneiro José Rubens Venâncio, 58 anos, mora em frente a um dos pontos de coleta da campanha Limpa Geral, localizado na quadra 2 da rua Iacanga, no Jardim América. Para ele, a iniciativa é válida e precisa de um grande apoio da população em geral.

“Acho a iniciativa muito válida, mas ainda precisamos de um grande apoio da população em jogar o lixo no lugar correto. Muitas vezes vemos as pessoas jogando lixo no chão, quando ali próximo até existe uma lixeira. Falta um pouco de consciência e educação também”, disse.

Nos últimos dias José Rubens vivenciou a dengue em sua família, quando seu filho de 26 anos foi acometido pela doença. “Esse mosquito é terrível. Meu filho teve dengue recentemente e ficou 15 dias sem poder trabalhar. Foi bem grave. Com certeza essa campanha vai surtir efeito. Só assim conseguiremos vencer essa doença”, opinou.

 

Comentários

Comentários