Política

UPA Geisel/Redentor será inaugurada com equipe incompleta neste sábado

Vinicius Lousada
| Tempo de leitura: 3 min

Com as obras concluídas há meses e ainda assim fechada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geisel/Redentor – a última das quatro construídas em Bauru – será inaugurada neste sábado, dia 3, dentro da programação de comemorações do aniversário de 117 anos da cidade. Para os pacientes, porém, ela só começa a funcionar na próxima segunda-feira, ainda assim, com a equipe incompleta.

O argumento do governo municipal para justificar as portas fechadas da unidade, cuja inauguração atrasou em 19 meses, era a falta de médicos para completar a escala de atendimento 24 horas. O problema, no entanto, ainda não foi solucionado.

Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde finalizou concurso público com 38 convocados, dos quais apenas cinco tomaram posse do cargo. “Ainda temos a esperança de que outros cinco se apresentem. Os demais desistiram”, conta o prefeito Rodrigo Agostinho.

Com capacidade de atendimento de até 350 usuários/dia, a UPA Geisel/Redentor contaria com equipe de 14 médicos plantonistas, 36 profissionais de enfermagem, 08 enfermeiros padrão, 10 funcionários da área administrativa e 10 de serviços gerais. “Mesmo sem a equipe completa, vai ter atendimento o dia inteiro com médico”, garantiu o prefeito.

Segundo Rodrigo, a administração aguardou o chamamento do último médico aprovado no concurso antes de decidir inaugurar a unidade.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru divulgou que é esperada a presença de Alexandre Padilha para a cerimônia de sábado. Agostinho, no entanto, garante que a escolha da data não tem a ligação com a participação ou não do ministro da Saúde.

Abrangência

O prédio da unidade possui 1.993,38 metros quadrados de área construída, em uma área total de 2617,38 metros quadrados; e conta com os seguintes setores: salas e respectivos serviços, como sala de espera, pré-consulta, aplicação de medicamentos, hidratação, inalação, classificação de risco, raio-X e eletrocardiograma, entre outros; seis consultórios, enfermaria masculina e feminina que, juntas, totalizam 16 leitos, uma sala de emergência com um leito para observação e três leitos de estabilização, sanitários e outros.

O atendimento da UPA abrangerá os seguintes bairros: Jardim Cecap, Bom Samaritano, Jardim Rosas do Sul, Parque São Jorge, Residencial Flamboyant, Vila Galvão, Jardim Alvorada, Jardim Olímpio, Residencial Tavano, Jardim Santos Dumont, Vila Perroca, Vila Guedes de Azevedo, Jardim Dona Sarah, Vila Santo Antonio, Chácara das Flores, Jardim Luiggy, Vila Brunhari, Jardim Planalto, Jardim Infanto Dom Henrique, Vila Regina, Vila Carolina, Jardim Coralina, Jardim Colonial, Jardim Contorno, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Engler, Núcleo Geisel, Jardim Guadalajara, Jardim Marambá, Jardim Nicéia, Residencial Odete, Parque Paulistano, Jardim Redentor I, Jardim Redentor II, Jardim Samburá, Vila Aimorés, Bairro dos Tangarás, Parque Bauru, Jardim Country Club, Distrito Industrial II, Núcleo José Regino, Parque Júlio Nóbrega, Higienópolis, Jardim Panorama, Vila Universitária, Jardim Manchester, Jardim Nova Bauru, Núcleo Octávio Rasi, Núcleo Pastor Arlindo, Parque Paulista, Parque Santa Terezinha, Jardim das Orquídeas, Ferradura Mirim, Vila Antártica, Jardim Brasil, Jardim Niceia e Jardim Colonial.

O custo total da obra foi de R$ 3.860.851,74 e a empresa responsável é a Construtora Rio Obras Comércio de Materiais para Construção Ltda., de Mirassol.

  • Serviço

  • UPA Geisel/Redentor. Rua Antonio Manuel Costa, 10-50 – Vila Carolina. Inauguração: sábado, dia 3 de agosto, às 17h. Início dos atendimentos: segunda-feira, dia 5 de agosto.

    Comentários

    Comentários