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Semana começa com bancos em greve: é o 12º dia de paralisação


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Sem qualquer negociação agendada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mais uma semana começa com a maioria das agências fechadas em Bauru. A maior paralisação do setor, que chega hoje ao 12º dia, mantém a população dependente apenas dos caixas de autoatendimento.

A expectativa do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região é que nesta segunda-feira 95% das 70 agências da cidade continuem paralisadas. No País, a greve nacional atingiu, até a última sexta-feira, 10.633 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 Estados e no Distrito Federal, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf- CUT).

Frente aos lucros recordes das instituições financeiras, a categoria reivindica aumento de 22% no salário. No último dia 5, rejeitou proposta de reajuste de 6,1%.

Os bancários também cobram valorização do piso, melhoria na participação nos lucros e resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de trabalho com fim das metas abusivas, mais segurança e igualdade de oportunidades.

Diante do impasse, a diretora do Sindicato dos Bancários de Bauru, Priscila Rodrigues, orienta o cliente para que ele não pague multa nem sofra qualquer penalidade, caso não consiga realizar serviços nas agências bancárias por conta da greve.

De acordo com ela, quem tiver dificuldade no uso do boleto, nota promissória ou qualquer pagamento ou recebimento deve ligar imediatamente no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do banco.

Após o registro, com o número do protocolo, deve registrar queixa no Banco Central (órgão que fiscaliza e garante o cumprimento da legislação do sistema financeiro). Concluído o procedimento, o banco tem cinco dias úteis para responder à ocorrência, acrescenta a diretora.

Caso a resposta não seja satisfatória, o cliente deve procurar o Juizado de Pequenas Causas no Poupatempo com os protocolos e iniciar uma ação que, por ausência de resposta, geralmente é resolvida muito rapidamente, acrescenta Priscila.

Serviço

O contato do Banco Central é o 0800-9792345. Já o Poupatempo fica na avenida Nações Unidas, 4-44, com entrada pela rua Inconfidência.

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