Geral

'Milagre' ajuda a tranformar Jardim Nicéia


| Tempo de leitura: 3 min

De forma lúdica, estudantes voluntários e moradores do Jardim Nicéia estão transformando um sonho do bairro em realidade. Desde ontem de manhã, cerca de 50 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, trabalham para construir um espaço que, além de abrigar as reuniões da comunidade, servirá como espaço coletivo de lazer. A previsão é de que tudo esteja pronto até o final da tarde de hoje.

 

Quioshi Goto

Projeto criado pelo Instituto Elos contou ontem com participação de estudantes e voluntários no Jardim Nicéia

O projeto denominado ‘Oasis’, criado pelo Instituto Elos, é uma iniciativa da Aiesec (maior organização de jovens universitários do mundo) e está sendo promovido simultaneamente em 11 municípios do Brasil (leia mais abaixo). Um dos estudantes voluntários, Gustavo de Miranda Fragoso, que se autointitula “viajante do tempo”, revela que a proposta é de promover mudanças sociais por meio de um jogo.


“Eu sou o responsável por escrever o livro dos sonhos”, relata. “Tem toda uma história lúdica do jogo de que, em 2030, o mundo estava todo devastado e nós, que jogamos o jogo, conseguimos salvar o mundo. Só que esse livro dos sonhos, que estava escrito, foi queimado. A gente tem que voltar no tempo e escrever o livro de novo. Então, a gente está fazendo os jogos nas comunidades”.


De acordo com Fragoso, a “brincadeira séria” no Jardim Nicéia foi composta de sete etapas. No “Olhar”, o grupo observou a comunidade e identificou sua beleza e recursos. No “Afeto”, os moradores revelaram suas histórias e talentos do bairro foram identificados. No “Sonho”, voluntários descobriram o chamado “sonho mobilizador” da comunidade, que foi materializado em uma maquete.


Essa fase, segundo ele, revelou que o desejo dos moradores era contar com espaço para reuniões e lazer. “Depois do ‘Sonho’, a gente entrou na etapa do ‘Cuidado’ para garantir que esse sonho fosse construído. É a etapa de captação de recursos, incluindo os recursos internos da comunidade, para usar no ‘mão na massa’, e busca de recursos externos também, caso a gente não tenha conseguido achar aqui”, explica.


Além de tintas e ferramentas disponibilizadas pela própria comunidade, o projeto conseguiu a doação de materiais da Unesp e da Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB). Três entidades privadas de Bauru também contribuíram por meio da doação de plantas e de dinheiro. “Está sendo bem legal. A gente passou uns três finais de semana aqui, às sextas, sábados e domingos, e eles são bem receptivos com a gente”, afirma o estudante.



“Sonho Coletivo”


Às 8h, num terreno entre a creche do bairro e um campo de futebol, o grupo começou a transformar em realidade o sonho do Jardim Nicéia. O chamado “Milagre” mobilizou crianças, jovens e adultos que, divididos em equipes, com rolos de tinta, enxadas e pás nas mãos, iniciaram a pintura do muro, construção da sede da associação de moradores e o projeto de jardinagem e começaram a dar vida ao que antes era só sonho.


“A gente está fazendo ao lado da creche da USC uma casinha pequena para eles começarem a se reunir e, depois, poderem fazer outras coisas, e também uma área de lazer para as crianças e os adultos poderem ficar e brincar”, diz o universitário. O projeto inclui ainda construção de um pergolado envolto por trepadeiras, uma quadra de vôlei, um caminho ligando duas ruas e a revitalização de um palco, de onde as crianças assistem os jogos de futebol.


O pedreiro Adauton Cândido, de 51 anos, que mora há 21 anos no Jardim Nicéia, foi um dos que aderiu à iniciativa e colocou sua profissão do dia a dia à serviço da comunidade. “Um trabalho que ajuda a comunidade, as crianças, e melhora onde a gente mora é sempre muito bom”, afirma. “Muita gente não acreditou que daria certo, mas a gente tem que acreditar, não é?”.


A próxima fase do projeto, de acordo com Fragoso, será a “Celebração”, no próximo dia 12, Dia das Crianças, com uma festa para comemorar o sonho construído.


A última etapa é a “Re-evolução”. Durante três meses, o grupo irá se reunir com moradores para planejar novos desafios.

 

Comentários

Comentários