Geral

O poder da Oração do Pai Nosso

Dulce Kernbeis
| Tempo de leitura: 7 min

“Quer ser ouvido por Deus? Não há caminho eficaz fora da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. Ninguém fora da Trindade pode atender à súplica de um fiel. E a oração é eficaz quando encontra o centro da vontade de Deus, em outras palavras, a vontade do Pai nem sempre é o que nós desejamos” fala o pastor batista Pedro Moura, autor do livro “Oração do Pai Nosso – a voz unânime da Igreja”.


Pastor por 14 anos no Rio de Janeiro, por 17 anos nos Estados Unidos,  ele pode ser (e é) considerado uma sumidade em conhecimento bíblico. Afinal,  o pastor batista Pedro Moura é o revisor geral da Bíblia Sagrada Versão Almeida Século XXI, foi também diretor da Imprensa Bíblica Brasileira, é PhD em Teologia e professor-convidado da Florida Christian University.  Então, ele sabe o que fala se o assunto é Bíblia. Mas, mais do que seus conhecimentos catedráticos ele tem o dom da didática, é bom professor e pregador das escrituras sagradas.



“A Bíblia é um livro difícil”


O que fica evidente na conversa franca com ele é a sabedoria e a vontade de ensinar o que sabe, não apenas guardar seus estudos para si. “Deus dá dons, gosto de ensinar e, principalmente gosto do ensino da Palavra Divina (referindo-se à Bíblia Sagrada)”. Além, é claro, de gostar de aprender.  “Cada vez que ensinamos, cada vez que estudamos, que buscamos conhecer a Palavra, que falamos da Bíblia a gente aprende mais.  E saímos sempre lucrando quando temos a oportunidade de trazer nosso conhecimento como aqui em Bauru: a aprendizagem é sempre da gente”, diz . Ele veio participar, no último final de semana, de encontros com os membros da sua Igreja, dentro da 3ª. Feira do Livro realizada pela 1ª. Igreja Batista de Bauru.


O pastor admite, no entanto, que a Bíblia é um livro difícil. Por isso, é preciso estudar muito para interpretar seus textos, escrito em três línguas diferentes e contemplando culturas muito distintas da ocidental.


 Ele próprio, tece comentários bíblicos sobre o Novo Testamento. Depois de sedimentar suas ideias, publica suas análises e estudos. Como nos estudos em que analisa a Carta de Paulo a Tito, que também, por sinal, virou uma obra.

 

Estudo da Oração do Pai Nosso


Uma de suas maiores pesquisas está naquela que todos os cristãos conhecem logo nos primeiros anos de vida: a oração do Pai Nosso.


O contato do pastor com a oração não foi diferente da de muita gente, de todos os cristãos: em casa. Pedro Moura já começou aprendendo a conhecer as palavra de Jeuss pela mãe. Nascido em 1949, em Salvador, numa família onde a mãe de 13 filhos já foi ensinando todos os filhos a orar.


Mais tarde, ao enveredar pelo estudo da Teologia, o pastor foi conhecer mais a fundo a Oração do Pai Nosso, e fez pesquisas “à luz dos originais, em hebraico e em grego”. Ali descobriu que não há caminho melhor, mais eficiente para se chegar a Deus, do que com o poder dessa  oração.



O caminho da Trindade


Não espanta quando desfia seu conhecimento dizendo: “a oração é eficiente, eficaz quando é feita em nome da Trindade, do Pai, Filho, Espírito Santo. Ninguém pode, além da trindade, falar com Deus, ninguém pode falar  em nosso nome. Só a Trindade é o caminho possível”.  Do alto dos seus estudos o pastor Pedro Moura é enfático:  “Toda oração tem que ser dirigida ao Pai, em nome do Filho, com a ajuda do Espírito Santo.

 

Há outros intercessores?

Assim não se pode orar em nome de outra pessoa, a não ser a Trindade, onde até o Espírito Santo é visto como pessoa. Mas e em nome da mãe de Jesus? Ela não pode interceder? Não, na visão dos batistas. “Nós amamos Maria, mas não adoramos. Entendemos que ela é e será salva pelo mesmo Deus que nos salva. É muito querida, muito amada, mas não é da Trindade, é um modelo de serva de Deus, tanto que na Bíblia ela mesma se posiciona assim quando recebe o anúncio do anjo de que será a mãe de Jesus” explica.


Pastor Moura acrescenta “Maria diz ao anjo – Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se conforme a Sua Vontade. E no original da Bíblia a palavra usada para designar a serva é Doulos...que ao pé da letra quer dizer Escravo. Então ela própria é mais que serva, é escrava, é muito mais profunda essa entrega dela”.


Assim sendo, a conclusão é: na hora de fazer sua súplica a Deus, faça sempre com a oração poderosa, o Pai Nosso, ou pelo menos começando “Senhor, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.



Garantia só a vontade de Deus


Mas isso é garantia de que nossa oração será atendida? Não, não e não definitivamente. Esse é o caminho certo para orar, ensina o Pastor, mas não é a certeza, porque a grande certeza é “a vontade de Deus que está explicada na Bíblia”. E o que é a vontade de Deus? “Só ela, só a vontade divina é boa, perfeita, agradável”. Portanto só Deus pode saber o que é o melhor para nós.


E ele explica isso contando uma passagem pessoal. Há alguns anos, como pastor havia uma integrante da Igreja com câncer no mesmo momento em que sua mãe também havia contraído a doença. Ele orava pelas duas. Claro que para a cura da mãe dedicava muito mais orações. “Muito mais mesmo”. Só que a mulher foi curada e sua mãe morreu.


“Imagina, é muito difícil a gente entender isso. Mas como? Deus não curou a minha mãe?” porque não é a minha vontade que prevalece e, sim, a vontade do Pai. Assim o próprio Jesus fez súplicas, já no calvário,  como quando pediu “Pai, afasta de mim esse cálice. E ali ele não teve medo da morte, mas medo de não conseguir expiar os nossos pecados, o fardo de carregar todos os pecados da Humanidade estava grande para Ele. Mas ele expiou com o próprio sangue. Deus expiou com o sangue do seu filho. Jesus obedeceu ao Pai.”



Obedecer aos preceitos divinos


Conclusão: a oração tem que encontrar o centro da vontade de Deus. Tudo tem que ser feito de acordo com a vontade Dele. “E infelizmente há muita oração feita fora do centro da vontade de Deus, sem a devida obediência aos preceitos divinos”, conclui.


E será também que as pessoas estão se desencaminhando, se revoltando, a vida está mais difícil, mais violenta porque falta oração? Falta maior contato com a palavra de Deus? “Não no caso da Igreja Batista”. O pastor defende o seu lado. “Vejo cada vez mais gente interessada em Jesus, em conhecer em viver a vida de Cristo. A nossa Igreja está crescendo muito e acabamos de ir pregar o Evangelho e fazer Congressos para lideranças e pastores em Angola, onde também a Igreja está crescendo e a palavra sendo levada a lugares cada vez mais distantes e improváveis. E que assim seja, a palavra chegando cada vez mais, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, finaliza.


A quem, porque e como orar

 

Pai - Deus ao pé da letra, na Bíblia é chamado de ADONAI SHEMATHEPHILLAH – que significa “O Deus que ouve a oração”.


Filho  - “Todos sabemos  Jesus Cristo é o que empresta o nome para que você faça seu pedido. Tanto que Jesus morreu para todos tivéssemos essa intercessão dele junto ao Pai. Jesus é o modelo para todos nós.”


Espírito santo -  E onde entra a terceira ponta da Trindade? O Espírito Santo. “É o que ajuda, dá o suporte. É como se eu precisasse erguer uma mesa larga e meus braços não dessem conta. Se eu pego numa ponta ela não fica reta, arrasto. Ele pega na outra ponta por mim e daí juntos nós levamos a mesa”

 

Serviço


Oração do Pai Nosso – A voz unânime da Igreja. Email para contato: ministeriopastorpedromoura@ gmail.com



 

Comentários

Comentários