Tribuna do Leitor

Bilu-bilu tetéia


| Tempo de leitura: 3 min

Era um sábado de muito sol. A principal rua da cidade fervilhava com pessoas indo de uma calçada para outra para compras ou examinar vitrinas. Ele havia parado em uma banca de jornais para, como de costume, ler manchetes de jornais e revistas. Logo após, perambulando mais um pouco chegou a esquina onde pessoas de uma mesma família conversavam alegremente, falavam alto, menções de abraços e alguns cumprimentos de parabéns. Havia uma justificativa para essa alegria geral... um carrinho era o ninho de um bebê de aproximadamente quatro meses... o infante, retornando ao Planeta após alguns anos, com certeza conhecia pessoas em razão das afinidades anteriores, todavia, não era reconhecido dos presentes e pouco estava se importando com o alvoroço ao redor de sua carruagem.

Quando alguém debruçava sobre o menino e fazia o bilu-bilu tetéia, recebia como gratificação um esboço de sorriso. Foram tantos os carinhos que o menino, provavelmente cansado, adormeceu... Tendo presenciado aquela alegria de familiares e amigos, voltou para a sua casa decidido estudar mais um pouco o mistério da reencarnação de que falam os livros espíritas ? filosofia e doutrina que tratam da vida após a morte de uma maneira tão profunda, tão clara e tão bela que é impossível não se apaixonar e buscar os esclarecimentos tão necessários para o momento atual. O dia dois de novembro está bem próximo e há, por parte de muitas pessoas natural preocupação de como será a vida no momento seguinte. No início deste texto foi registrada a presença de uma criança que era o centro das atenções. Para este subscritor, aprendiz pelos Caminhos, pareceu ter assistido ? ao vivo, a própria explicação desse mistério que, aos poucos, vai sendo esclarecido e aceito como uma incontestável verdade.

O menino indicado, merecedor de todas as atenções, é um novo ser que pelo processo da reencarnação retornou ao Planeta Terra para mais um período de provas e expiações. A reencarnação iniciada com a infância irá sofrer uma transição necessária de progresso, de aperfeiçoamento moral e é assim que as raças que povoam a terra desaparecerão um dia e serão substituídas por seres cada vez mais perfeitos; essas raças transformadas sucederão as atuais, como estas sucederam a outras mais atrasadas. Singela comparação nos leva a reconhecer que antigos prédios e monumentos da cidade vão sendo gradativamente demolidos, implodidos e substituídos por outros de moderna arquitetura.

O que era antigo, considerado velho ou ultrapassado cede o seu lugar, naturalmente, ao novo, significando isto evolução e progresso.É preciso que tudo seja destruído para renascer e se regenerar. Lembrando-se do nascimento e as alegrias do bilu-bilu, meditando sobre o significado do dia 2 de novembro e meditando sobre o tema reencarnação, encontrou nas palavras de Léon Denis a luz mensageira do evento morte: " A morte é apenas um eclipse momentâneo na grande revolução das nossas existências; mas, basta esse instante para revelar-nos o sentido grave e profundo da vida".

O Universo regido pela lei da evolução se desenvolve com os progressos do espírito humano e, no dizer de Allan Kardec, "nascer, morrer, renascer e progredir sempre, tal é a lei" significa que por muitos e muitos anos as cidades e os campos de todo o globo irão assistir o "Passeio dos Bebês" - espíritos reencarnados, garantindo-se assim o Bilu-Bilu Tetéia.....

Roque Roberto Pires de Carvalho

Comentários

Comentários