A terapia com animais é tradicionalmente conhecida por ajudar o ser humano a lidar com limitações e a elevar a autoestima, na medida em que proporciona conforto emocional a partir do vínculo entre o animal e o paciente.
Além de oferecer esses benefícios, a equoterapia, método que utiliza a montaria em cavalos, tem se estabelecido como uma opção profícua de tratamento de crianças e adultos com deficiências e/ou necessidades especiais.
Disfunção neural, Síndrome de Down, acidente vascular cerebral, lesões que afetaram os movimentos do corpo e autismo são algumas das patologias que podem ser tratadas com a equoterapia.
Isso porque a montaria exige a participação do corpo inteiro, já que o praticante tem que sincronizar os próprios movimentos com os do cavalo. Dessa forma, a atividade contribui para o desenvolvimento da força muscular, a conscientização sobre o corpo e a melhora da coordenação motora e do equilíbrio.
É preciso indicação médica para praticar a equoterapia, cujas sessões mobilizam uma equipe interdisciplinar, com fisioterapeuta, psicólogo e instrutor, para acompanhar o paciente.
O problema é que a mobilização do grupo de profissionais acaba encarecendo o tratamento, sem contar que o ambiente da prática, feita geralmente em fazendas que já possuem uma estrutura especializada, é escasso.
Por causa disso, a terapia ainda é restrita, mas há iniciativas que procuram democratizá-la, como a do Centro de Equoterapia de Bauru.
Em Bauru
Localizado na Fazenda Santa Rosa, o Centro de Equoterapia Bauru oferece o serviço há sete anos. Por meio de uma triagem, o centro oferece bolsas para os pacientes que não têm condições financeiras de arcar com todos os custos do tratamento.
Segundo Sabrina Breslau, fisioterapeuta supervisora, o desconto das bolsas é variável, mas pode chegar a 100%. A duração dos tratamentos varia de 10 meses a um ano.
O Centro de Equoterapia Bauru atende atualmente 15 pacientes e há fila de espera, principalmente para as bolsas. “A demanda é cada vez maior”, afirma Sabrina, mas vários pacientes recebem o desconto. Os atendimentos são realizados às segundas, no período da manhã, e terças, no período da tarde.
Serviço
Os interessados podem entrar em contato diretamente com a fisioterapeuta no celular (14) 99745-7576 ou no telefone do Centro Hípico da Fazenda Santa Rosa – (14) 3224-1240.