Prezado leitor, sim, eles são um dos grandes sinais de que o tempo está passando, por isso o surgimento de cabelos brancos leva homens e mulheres ao desespero. Mas o que mais tira o sossego das pessoas é que, em muitas vezes, os fios brancos aparecem cedo, antes dos 30 até. Por que isso acontece e como é possível brecá-los? Aprenda a seguir.
O fator genético conta muito
Por conta da carga genética, muita gente acaba tendo cabelo branco cedo, uma vez que eles surgem com a morte do melanócito, uma célula que dá cor à pele, ao cabelo e aos pelos. Todos nós já nascemos com uma programação celular específica, que determina quando o processo de despigmentação vai ocorrer.
Mas não é só a genética que conta...
É isso aí! Quem vive uma vida muito estressante ou passou por uma sequência de acontecimentos traumáticos pode acabar apresentando mais fios brancos do que o normal ou o "programado" pelos próprios genes. O motivo é que as células que dão cor aos fios podem deixar de trabalhar corretamente e morrer quando sofrem ataques contínuos ao DNA.
Os grandes vilões
O cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, é uma das substâncias que tornam o ambiente tóxico para as células. A oxidação é outra causadora, que acontece naturalmente no organismo quando ele transforma nutrientes em energia para sobreviver e, no meio do caminho, libera os radicais livres. Essas moléculas, em excesso, podem danificar as células e facilitar o surgimento do temido cabelo branco.
E tem mais: a poluição, o excesso de radiação solar, cigarro e as bebidas alcoólicas colaboram para aumentar a produção de radicais livres no nosso organismo. Moral da história: se você leva um estilo de vida com poucos cuidados e nem dá bola para seus hábitos, pode sim acabar com madeixas brancas antes do previsto. Vale lembrar que um estilo de vida ruim não danifica só os cabelos: a pele se torna sem viço, as celulites aparecem, fora as questões internas, como colesterol e problemas cardíacos.
É possível adiar os grisalhos?
Em primeiro lugar, é necessário rever seus hábitos. Parar de fumar e de exagerar no álcool é o passo um. Depois, cuidado com o excesso de sol. Evite se expor no horário mais crítico (das 10h às 16h) e, quando for inevitável, use chapéu ou boné e passe um leave-in com fator de proteção nos fios.
Também é legal ingerir mais alimentos ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres no nosso organismo. Chá verde, ameixa preta, frutas cítricas, azeite de oliva, aveia, frutas vermelhas, suco de uva integral e salmão assado são boas opções para você incluir no cardápio.
Também peça ajuda a seu dermatologista: isso porque as indústrias de cosméticos, após diversas pesquisas, têm desenvolvido produtos ricos em antioxidantes que ajuda. Vale frisar: eles ajudam, mas, sozinhos, não fazem milagre
Menos estresse aí!
Levar uma vida mais tranquila pode até parecer impossível, mas é uma missão a qual vale a pena se dedicar. Ter equilíbrio na hora dos problemas é fundamental. Você precisa dar um sossego à sua mente e ao seu corpo, por isso opte por atividades que ajudem a relaxar. Atividades físicas, meditação, ficar com a família, brincar com seu animal de estimação... Tudo ajuda a manter sua paz interior em dias tão corridos. Permita-se fazer o que gosta.
E se os brancos já apareceram?
Aí depende de você: tingi-los ou assumi-los. Muita gente virou adepta de não esconder os fios brancos e grisalhos e também rende um visual lindo! Nesse caso, é importante lavar os cabelos com um xampu violeta (o próprio xampu tem cor roxa), que retira o amarelado que vem do sol e deixa a cor mais bonita. Tanto para homens quanto para mulheres, essa é uma opção, sim. Lembre-se: a idade está na nossa mente e no nosso jeito de encarar a vida, não no nosso cabelo.
Agora, se você quer pintar o cabelo, faça isso. Procure um cabeleireiro bom, escolha a sua cor e pronto. Apenas lembre-se de retocar a raiz a cada mês ou após 40 dias.
Hidratação é vital
Os fios brancos costumam ser mais grossos e, portanto, tendem a ficar mais espetados, difíceis de serem domados. Nesse caso, aposte em condicionador ou máscara hidratante mais potente. Depois de lavar, use um leve-in hidratante, que ajuda muito. E nada de lavar o cabelo na água quente, ok? Sempre fria ou gelada.
Com ou sem branco...
O importante é estar feliz consigo mesmo. Os fios brancos vão aparecer uma hora ou outra, por isso garanta sua felicidade interior pra aceitar e optar pelo melhor jeito de lidar com eles.